76% dos funcionários desenvolvem Burnout nas empresas

De acordo com estudo feito pela Gallup, o transtorno de ansiedade causado pelo excesso de trabalho não pode ser resolvido apenas com redução de carga horária de trabalho

por Joice Silva seg, 26/09/2022 - 09:52
Freepik Burnout é o esgotamento físico e mental de profissionais Freepik

De acordo com o levantamento Employee Burnout: Causes and Cures, feito pela Gallup, 76% dos funcionários experimentam o Burnout, um transtorno de ansiedade com contexto exclusivamente laboral, ou seja, a causa do estresse é a relação com o trabalho. Ainda de acordo com a pesquisa, apenas reduzir as horas de trabalho não resolverá o esgotamento dos funcionários. 

O Burnout foi classificado pela Organização Mundial de Saúde como um fenômeno ocupacional e pode ser causado excesso de trabalho, não respeitar horários de entrada e saída do trabalho, isolamento e falta de integração entre os membros da equipe, prazos de entrega muito apertados, chefes abusivos, aumento da carga de trabalho sem recompensas claras, insegurança quanto a estabilidade no emprego, falta de clareza sobre os objetivos da equipe e empresa.

O estudo realizado pela Gallup mostrou também que os principais fatores para o desenvolvimento do esgotamento dos funcionários são o tratamento injusto no trabalho, a carga de trabalho não gerenciável a comunicação pouco clara dos gerentes, a falta de suporte do gerente, pressão de tempo irracional.

Para a psicóloga Márcia Martins, a melhor prevenção contra o Burnout é a qualificação dos profissionais da gestão, incentivando a implementação de medidas que tornem o ambiente de trabalho mais leve e comunicativo. 

“A prevenção é orientar os líderes a observar as consultas quando precisamos cobrar algo de um profissional. A capacitação das lideranças, o fortalecimento da cultura organizacional, a promoção da diversidade e a implementação de uma cultura de feedbacks, também podem afastar o Burnout da empresa”, afirma.

COMENTÁRIOS dos leitores