Estudo revela cenário de TI nas empresas

De acordo com a pesquisa, 84% dos funcionários acreditam que as empresas precisam investir em mais proteção contra ciberataques

por Thaynara Andrade qui, 29/09/2022 - 12:25
Freepik Poucos profissionais estão satisfeitos com a cibersegurança das empresas Freepik

Em torno de 84% dos profissionais acreditam que as empresas precisam mudar o seu ambiente de segurança para garantir maior proteção contra ciberataques. Esse dado é da empresa ManageEngine, que realizou a pesquisa “A TI no Trabalho: 2022 e o futuro”, com a contribuição de 3.300 tomadores de decisão de diversas organizações privadas do Brasil.

O estudo foi realizado durante a primeira conferência de usuários da empresa em São Paulo, durante os dias 14 e 15 de setembro. Além de atestar que a maioria dos profissionais apoiam maiores investimentos em segurança cibernética, o levantamento também registrou que apenas 2% deles estão satisfeitos com o ambiente atual.

Outros resultados importantes são que apenas 13% dos entrevistados acreditam que  a responsabilidade de proteger as organizações dos ciberataques é de todos os funcionários, a maioria afirma que a maior responsabilidade é dos profissionais de TI. No entanto, apenas 34% concordam que os departamentos de TI têm total autoridade nas decisões técnicas e de segurança.

Enquanto ao papel da Inteligência Artificial (IA) e do Machine Learning (Ml), 96% dos entrevistados concordam que essas duas áreas irão desempenhar um papel significativo no fortalecimento das estruturas de segurança de TI em um futuro próximo. Além disso, 79% acreditam que a TI terá um papel ainda mais importante na definição de estratégias para as organizações.

A área de TI também é considerada por 95% dos tomadores de decisões como sendo responsáveis pela inovação empresarial. Além de que 64% acreditam que a importância do papel da TI nas empresas será cada vez mais reconhecida no futuro se as organizações descentralizarem as suas funções de tecnologia.

COMENTÁRIOS dos leitores