SSA3: Professor analisa temática da prova de redação

Avaliação foi aplicada no último domingo, 4 de dezembro

por Elaine Guimarães seg, 05/12/2022 - 20:05
(Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo) Estudante realizando o SSA (Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo)

No último domingo (4), estudantes pernambucanos realizaram a última etapa do Sistema Seriado de Avaliação (SSA), da Universidade de Pernambuco (UPE). Na ocasião, os candidatos resolveram questões de português, língua estrangeira, ciências humanas e escreveram uma redação.

Nesta edição, a temática da prova dissertativa do vestibular seriado da UPE foi "Fato, fake news, manipulação de dados e receptividade do conhecimento científico: como funcionam a informação e a comunicação na sociedade moderna?" Em entrevista ao LeiaJá, o professor de redação Roberto Falcão aponta que o tema não foge ao que a universidade vem abordando nas últimas edições do certame.

"A UPE reforça um caminho que o SSA já vem conduzindo há alguns anos, que é a discussão sobre a transmissão do conhecimento, sobre a importância da ciência, sobre os elementos fundamentais na sociedade. No ano passado, o tema falava sobre a importância do conhecimento científico. No ano anterior [2020], falava sobre o SUS, a importância do SUS e sua participação no processo de pesquisa. Então, essa questão de fake news, manipulação da informação, infodelia está dentro dessa proposta dos grandes temas da atualidade que a UPE tem abordado, pelo menos, nos últimos quatro anos".

Para o docente, a prova não trouxe um tema difícil e observa que a temática é trabalhada constatemente "não apenas pelos professores de redação, mas os de geografia, de história, de filosofia". Além disso, ele salienta que o estudante atento saberia construir bem um repertório para o desenvolvimento da redação. 

"Como o repertório, o candidato poderia utilizar desde filmes, como o Dilemas na Rede, da Netflix, que traz uma discussão sobre as mídias sociais e como elas estão se tornando viciantes, adulterando a realidade e capaz, até, de interferir no cenário político, e quem gosta mais do contexto mais filosófico poderia usar citações como a de Friedrich Nietzsche, que dizia que não existe fatos, o que existem são interpretações", explica.

Roberto Falcão também destaca que o contexto de pandemia e o quantitativo de desinformações compartilhadas, principalmente nas redes sociais, poderiam ser abordadas pelos candidatos no desenvolvimento do texto. "Temáticas como essa permitem que o aluno bem informado traga um repertório genial, traga uma quantidade de informações maiores do que aquele estudante que se agarrou apenas aos aspectos técnicos", observa.

COMENTÁRIOS dos leitores