As melhores opções para quem deseja estudar no exterior

Estudar no exterior é uma meta de muitos jovens brasileiros

por Mariana Ramos ter, 06/12/2022 - 17:58
Freepik Mais de 50 instituições de Portugal aceitam nota do Enem Freepik

Estudar no exterior é uma meta de muitos jovens brasileiros. Além de se graduar com uma imersão total em um novo idioma, também há o contato com outra cultura, tornando um conhecimento ainda mais rico. Apesar disso, pouco se conhece as opções de intercâmbio para universidades de fora.

“Atualmente, por questões financeiras, e em razão da facilidade em um possível processo de imigração, o Canadá é, sem dúvida, a opção mais procurada. O Canadá tem uma enorme oferta de instituições de ensino superior entre Colleges e Universidades e apresenta valores financeiros bem mais competitivos que os USA para aqueles que querem a América do Norte como destino”, afirma Rodrigo Azevedo, CEO responsável pela empresa Vasto Mundo Intercâmbios.

Algumas das instituições mais disputadas no Canadá e que podem servir de boas sugestões para os alunos interessados no ensino canadense são a University of Ottawa, Toronto University, Seneca College, Algonquin College, George Brown College, Camosun College e Royal Road University.

“O perfil dos estudantes brasileiros que buscam tais instituições varia muito. Vai desde jovens recém graduados no Brasil a profissionais já estabelecidos aqui e que buscam uma experiência com a família no Canadá”, conta Rodrigo.

Também há espaço para boas graduações na Europa, como Portugal, Espanha e Itália. A Universidade Europeia (na Espanha) e a Universidade Autônoma de Barcelona são algumas das instituições indicadas por Rodrigo. Segundo ele, há uma oferta enorme de variedade de cursos para os estrangeiros, tanto no espanhol quanto no inglês.

Para ter a chance de estudar na Europa, os brasileiros também contam com o Enem Portugal para conseguir uma vaga nas instituições portuguesas. São mais de 50 universidades, institutos politécnicos e escolas superiores que têm acordo interinstitucional com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e facilitam a ingressão de vestibulandos em Portugal apenas usando a nota do Enem.

Vale ressaltar que esse acordo internacional não prevê financiamento estudantil pelo governo brasileiro ou a transferência de recursos aos alunos. Em Portugal todos os alunos pagam taxas como forma de coparticipação nos custos do ensino mesmo nas faculdades públicas. Para conferir as instituições portuguesas que aceitam nota do Enem basta acessar o site do Inep.

COMENTÁRIOS dos leitores