Jornalista destaca importância da checagem de fatos

Pesquisador Guilherme Guerreiro Neto, editor do blog Vazantes, mestre em Jornalismo e doutorando pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da Universidade Federal do Pará (UFPA), é o entrevistado do podcast Pará de Pavulagem

qua, 07/12/2022 - 07:23

Fact checking é a expressão em inglês que significa checagem de fatos. Na sociedade da informação, orientada pelas mídias digitais, o fact checking passou a ser um importante instrumento a serviço do jornalismo para o combate ao que estudiosos de Comunicação Social consideram uma praga da da contemporaneidade: as fake news.

Termo cunhado para designar informação falsa, boato ou mentira pura e simplesmente, as fake news dominam os ambientes midiáticos. São construídas com formatação de notícia e aparentam sinalizar apreensões da realidade para desinformar, deseducar e até mesmo criar universos paralelos.

"Sem dúvida o fact checking cumpre um papel bem importante, que tem a ver com esse momento histórico de disseminação desenfreada de desinformação. É uma ferramenta, é uma possibilidade de trabalho do jornalista, de tentar minimizar os danos que a desinformação pode trazer. E a gente tem visto aí como os danos são muito graves. Podem ser danos à democracia, podem ser danos à saúde pública, como a gente viu no período mais severo da pandemia, e por aí vai", afirma o jornalista Guilherme Guerreiro Neto, professor universitário, pesquisador, editor e repórter do blog Vazantes. 

Doutorando em "Ciências: Desenvolvimento Socioambiental" pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da Universidade Federal do Pará (NAEA/UFPA), mestre em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), especialista em Jornalismo Literário pela Academia Brasileira de Jornalismo Literário (ABJL) e em Jornalismo Político pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Guilherme Guerreiro Neto já esteve à frente de sites de checagem de informação em processos eleitorais no Pará e estuda fake news no campo acadêmico. Nesse episódio do podcast Pará de Pavulagem, o jornalista analisa o impacto das chamadas notícias falsas e destaca a importância das agências de checagem.

Pará de Pavulagem é um podcast experimental criado, produzido e apresentado pelas estudantes Ana Luísa Cintra, Maria Rita Araújo, Sabrina Avelar e Yasmin Seraphico, do curso de Jornalismo da UNAMA - Universidade da Amazônia. Clique no link abaixo e ouça o episódio.

Da Redação do LeiaJá Pará.

 

COMENTÁRIOS dos leitores