Jovens sonham em ter seu próprio negócio, aponta pesquisa

Nube apresentou uma análise de dados com mais de 17 mil jovens

por Mariana Ramos qua, 07/12/2022 - 17:43
Freepik Cerca de 14,57% dos jovens sonham em ser seu próprio patrão Freepik

O Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube) apresentou uma pesquisa com a participação de 17.483 jovens entre 15 a 29 anos que responderam o levantamento no site da empresa perguntando “você sonha em ter o seu próprio negócio?”. O questionamento trouxe uma análise dos interesses dos jovens brasileiros no mercado de trabalho atual.

Das mais de 17 mil respostas, 2.548 responderam que querem ter seu próprio empreendimento, o que representa 14,57% dos adolescentes. Em adendo 17,53% ou, mais especificamente, 3.064 pessoas afirmaram ser um plano viável e uma opção de perspectiva de carreira pela sua tranquilidade e controle.

Yolanda Brandão, gerente de treinamentos do Nube, comenta sobre o resultado da pesquisa: “Em um cenário de crise e alta taxa de desemprego, empreender pode ser considerado um meio para contornar a situação. No começo, pode ser temporário até uma recolocação no mercado formal. Contudo, por vezes, o negócio se torna um projeto de vida”, afirma.

Já 9.260 das respostas, sendo mais da metade, 52,97%, diz que pode ser uma probabilidade para o futuro, pois estão mais focados em obter mais experiências antes de começar como um empreendedor. Junto a esse número, 11,02% não desejam ter sue próprio negócio pois se sentem melhor fazendo parte de uma organização já consolidada e estruturada. 

Segundo Yolanda, essa escolha pode ser em virtude da segurança de cargo para permanecer ativo na dimensão corporativa. "A carreira na instituição pode trazer inúmeros proveitos, como segurança financeira, benefícios, contatos profissionais para, inclusive, ajudar em uma próxima etapa”, explica.

COMENTÁRIOS dos leitores