Estudo aponta ausência feminina em cargos de liderança

Um estudo realizado por uma empresa especializada em finanças apontou que de cada 100 empresas com ações na Bolsa, 61 não têm mulheres em cargos de diretoria.

por Joice Silva seg, 19/12/2022 - 11:17
Freepik Estudo aponta ausência feminina em cargos de liderança Freepik

Um estudo realizado pela B3, empresa de infraestrutura de mercado financeiro, apontou que, de cada 100 companhias com ações negociadas em bolsa no Brasil, 61 não têm mulheres em cargos de diretoria estatutária, e 37 não têm participação feminina entre os conselheiros de administração, embora seja possível observar um aumento da presença de mulheres no conselho no último ano. Além disso, 27 não contam com nenhuma mulher na diretoria estatutária nem no conselho de administração (CA).

O mapeamento foi feito no final do primeiro semestre, após o ciclo de assembleias gerais ordinárias, e mostra que, em um universo analisado de 423 companhias listadas, 61% não têm mulheres entre seus diretores estatutários (mesmo percentual verificado em 2021), 37% não têm mulheres no conselho de administração (em 2021, esse percentual era de 45%), 26% têm apenas uma mulher na diretoria estatutária (eram 25% em 2021), 38% têm uma mulher entre os conselheiros de administração (em 2021, esse percentual era de 32%),  6% têm três ou mais mulheres entre os diretores estatutários (mesmo percentual de 2021), 8% têm três ou mais mulheres como conselheiras de administração (em 2021, eram 6%). 

Segundo a B3, os números indicam uma evolução na participação feminina nos conselhos de administração. No ano passado, 45% das companhias não tinham nenhuma mulher conselheira, percentual que agora é de 37%. Mas, apesar de evoluído, o quadro geral ainda está distante do ideal. 

Considerando apenas as companhias listadas no Novo Mercado, que tem exigências de padrões de governança mais elevados, a proporção de empresas com pelo menos uma mulher no conselho de administração aumentou 16 pontos percentuais – de 58% em 2021 para 74% neste ano. Olhando os dados em maior detalhe, 46% das 202 companhias do Novo Mercado têm uma mulher no conselho de administração, 18%, duas e 10%, três ou mais cadeiras ocupadas por mulheres. 

Em relação às diretorias estatutárias, o estudo aponta que a realidade é distinta: a maioria (55%) das companhias desse segmento segue sem nenhuma participação feminina nos postos de C-level, e apenas 3% contam com três ou mais mulheres nesses cargos. 

Também é preciso destacar que, apesar da elevação de 16 pontos percentuais no número de conselheiras nas companhias listadas no Novo Mercado, os índices de presença de mulheres no CA pouco avançaram em outros segmentos. Entre as 172 companhias do segmento Básico, o percentual de empresas com ao menos uma mulher no conselho segue o mesmo do ano passado: 47%. No Nível 2, esse indicador subiu dois pontos percentuais - de 69% para 71%. 

Nas diretorias estatutárias, olhando os demais segmentos, não houve variação nos níveis Básico e N1, entre os levantamentos de 2021 e 2022. Os índices de companhias com ao menos uma mulher ocupando esses cargos continuam sendo de 31%, no Básico, e de 48% no Nível 1. No Nível 2, esse indicador subiu quatro pontos percentuais, de 39% para 43%.

COMENTÁRIOS dos leitores