Por que se comemora o Ano Novo? Entenda a tradição para o Enem

Por influência da igreja Católica, a passagem de ano é celebrada seguindo o calendário gregoriano,
Ano Novo - Arquivo/Agência Brasil

Por Joice Silva

O ano de 2022 está indo embora e já vemos 2023 batendo à porta. Mas, você já parou para pensar de onde surgiu a tradição de comemorar a passagem de ano? Ou, até mesmo, por que existe essa transição de um ano para o outro?

Igreja Católica

Por influência da igreja Católica, a passagem de ano é celebrada seguindo o calendário gregoriano, adotado pelo Papa Gregório XIII, que ajustou as datas deixando de seguir o juliano.

De acordo com o professor e historiador Filipe Domingues, na antiguidade, vários povos antigos celebravam a passagem do ano em março, comemorando o fim do inverno e o começo da primavera. O ato de comemorar de dezembro para janeiro foi uma prática adotada por Júlio Cézar na crise da República Romana, quando houve a transição de República para Império Romano. 

“Na antiguidade, vários povos celebravam a passagem de ano em março para celebrar o fim do inverno e o começo da primavera. Comemorar em janeiro foi uma prática adotada por Júlio Cézar, instituindo a celebração ao deus romano Jano, deus da transição”, explicou 

Ele ressalta ainda que a cultura judaico-cristã é comumente abordada nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). “Cada vez mais a prova do Enem cobra história do cotidiano, história da vida privada, história cultural, que é um diálogo de história com antropologia. Um dos tópicos do Enem é o Império Romano, Grécia, e a cultura judaico-cristã, que trata justamente da influência da Igreja Católica, inclusive na construção do calendário mais adotado no mundo atualmente”, pontuou.

Ano novo para quem já fez o Enem 

Nesse período de transição, o que resta aos que realizaram a prova do Enem 2022 é esperar o resultado. De acordo com o professor e historiador Pedro Botelho, esse momento é de espera mas também de esperança para os recém saídos do ensino médio que almejam ingressar na universidade. 

“A passagem do ano é um momento muito tenso para os alunos porque é uma virada de ano, o Sisu [Sistema de Seleção Unificada) ainda não está aberto , você não sabe sua nota, então, é um momento de espera, mas também de esperança. Essa passagem pode representar para o aluno um sentimento de dever cumprido, um momento de ressignificar alguns passos, de retroceder algumas etapas para fazê-las com êxito”, pontuou.

Botelho também encoraja os estudantes a aproveitarem o momento para descansar e traçar novas metas: “Natal e Ano Novo trazem muita ansiedade, mas também é um momento que você pode traçar alguns planos, e quem se propõe de fato a se preparar, tem que utilizar esse fim de ano para descansar e tentar enxergar outros horizontes, seja a aprovação no Sisu ou fazer um novo caminho na preparação para o vestibular”, finalizou.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES