Veja 7 dicas para abrir um negócio ainda neste semestre

Conheça orientações para montar uma empresa de forma rápida e econômica

por Ayanne Lima ter, 31/01/2023 - 18:45
Freepik Profissionais de uma empresa Freepik

Criar um negócio é um processo que envolve vários desafios. Alguns deles, são dinheiro para investir no empreendimento e conhecimento necessário para iniciar essa nova etapa, de maneira rápida e econômica. Segundo a pesquisa “Sobrevivência de empresas”, realizada pela Unidade de Gestão Estratégica (UGE) do Sebrae, apenas 42% dos empreendedores entrevistados elaboraram um plano de negócios formal antes de abrir a empresa.

Para ajudar a empreender com pouco capital, ainda neste semestre do ano, o Sebrae listou sete dicas fundamentais para os futuros empresários. Confira: 

1. Tenha um plano de ação 

Todo negócio deve começar sendo muito bem planejado. Quanto mais escassos os recursos para a abertura de uma empresa, melhor eles devem ser administrados. Elabore um bom plano de negócios e faça as adaptações sempre que for necessário. O Sebrae disponibiliza vários serviços, como cursos, consultorias e orientações, inclusive gratuitos, para a elaboração de um plano bem estruturado de negócios de forma a otimizar os recursos.

2. Procure alternativas econômicas  

Se o empreendedor tem o projeto de abrir o próprio negócio, mas não tem muitos recursos para investir, é fundamental tomar decisões cuidadosamente analisadas. Um primeiro passo, se for o caso e a vocação, é escolher atividades econômicas que não exigem um grande investimento inicial. Normalmente, o segmento que reúne o maior conjunto de possibilidades nesse sentido é o de serviços. Uma pessoa com as habilidades necessárias pode se tornar um chaveiro, eletricista ou pintor, por exemplo, apenas com os instrumentos básicos de trabalho. Isso evita o custo inicial com a compra de equipamentos, máquinas, estoque de produtos ou aluguel de um espaço comercial.   

3. Reduza os custos iniciais ao mínimo

No primeiro momento da empresa, até que ela comece a dar resultados positivos consistentes, evite qualquer gasto que não seja essencial. Isso implica despesas com aluguel de espaço físico, compra de equipamentos, compra de grande volume de insumos ou estoques, contratação de funcionários. Esse cuidado é importante para evitar riscos de prejuízo e permite ainda reservar recursos para onde eles serão mais estratégicos, como a divulgação do negócio, por exemplo.

4. Mantenha seu projeto em paralelo 

Abandonar o emprego ou investir todo o dinheiro da rescisão em um negócio são decisões precipitadas. Até começar a obter os primeiros resultados, o ideal é manter sua atividade principal e seguir com o projeto da empresa em paralelo. Desse modo, há mais segurança em focar no crescimento de sua empresa com mais tranquilidade.

5. Ative uma rede de contatos   

Forme uma boa rede de contatos e saiba usá-la. Suas conexões podem ajudá-lo a encontrar potenciais parceiros, oportunidades de negócio e promover seu produto ou serviço usando o bom e velho boca a boca – fundamental para quem quer construir uma boa reputação em qualquer negócio, especialmente sem dinheiro. 

6. Comece o marketing cedo   

Muitos empreendedores iniciantes gastam todo o tempo e o dinheiro na concepção e no lançamento de seu produto, mas, quando chega a hora de anunciar a novidade, se veem sem recursos. Pesquise meios efetivos e baratos para chegar ao consumidor e reinvista os lucros em marketing – quanto mais, melhor. Por isso, o plano de negócios é tão importante, pois definirá a distribuição dos recursos em cada etapa, indicando a sequência delas.

7. Reinvista tudo no negócio   

No início das atividades, o negócio vai precisar de todo investimento possível. Reserve para você o mínimo necessário para a sua manutenção e reinvista os recursos na própria operação da empresa, de modo a aumentar o seu volume de clientes e de vendas.

COMENTÁRIOS dos leitores