Inep abre seleção para elaboradores do Revalida 2023

O processo seletivo é voltado para professores do curso de medicina que terão até o dia 27 de fevereiro para se inscrever

qua, 01/02/2023 - 09:27
Marcelo Camargo/Agência Brasil Médicos Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) abrirá seleção para elaboradores de itens do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeira (Revalida). O edital foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) dessa terça-feira, 31 de janeiro. O período de inscrições, voltadas a professores de medicina, começa no dia 10 de fevereiro e vai até 27 do mesmo mês.

Para além do Revalida, os docentes aprovados poderão produzir questões para outros exames da área médica, amparados pelo Banco Nacional de Itens da Educação Superior. Os requisitos básicos para se inscrever são ser médico e docente de graduação da área. No caso dos diplomados no exterior, o diploma (documento obrigatório) deve ser revalidado.

Como é necessário comprovar a docência, o interessado deverá apresentar, entre outras documentações, a Declaração de Exercício de Atividade Docente – o modelo está anexado ao edital –, assinada pelo coordenador do curso ou por outro representante legal da instituição em que leciona. O candidato deverá indicar a área do exame para qual pretende elaborar itens. São elas: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina da família e comunidade (saúde coletiva).

O Inep irá considerar os seguintes critérios de pontuação:

- Título de pós-graduação (lato sensu e stricto sensu).

- Tempo de experiência docente.

- Participação em edições anteriores como elaborador e revisor de itens para o Revalida, para exames de residência médica e testes de progresso, bem como para outros exames na área da medicina.

Veja o cronograma de atividades do processo seletivo:

Inscrições: 10 a 27 de fevereiro (por meio do Sistema BNI).

Seleção e convocação para capacitação: 28 de fevereiro a 17 de março.

Capacitação de elaboradores de itens: 17 de março a 2 de abril.

Primeira oficina de elaboração de itens: 7 de abril a 7 de maio.

COMENTÁRIOS dos leitores