Empresas conscientes se superam em cultura organizacional

Mesmo em tempos de crise, análises apontam melhoria de 75% em comparação a outras empresas

por Mariana Ramos sex, 17/03/2023 - 17:44
Freepik Época de pico na pandemia resultou em maior preocupação das empresas com a organização consciente Freepik

A Humanizadas, empresa de avaliação multistakeholder em ESG com uso de inteligência de dados, divulgou dados do seu relatório anual da Melhores para o Brasil 2023, uma pesquisa de avaliação de empresas multistakeholder.

A análise analisa a situação de outras empresas em comparação com as ‘Melhores Para o Brasil’, grupo que consiste em instituições que seguem diretrizes avaliadas como conscientes em reputação, princípios de gestão, cultura e narrativas. Nesta edição, estão presentes marcas como Arezzo, Dengo, Reserva, Special Dog, Unimed, entre outras.

Ao avaliar o índice de liderança consciente nos últimos três anos, o mercado brasileiro variou de 44% a 49%, tendo seu maior pico durante a alta da pandemia, em 2021. Enquanto isso, os ‘Melhores Para o Brasil’ alcançaram uma avaliação 75% superior comparado aos demais.

O ranking de cultura consciente possui dados parecidos com o anterior. Tanto o mercado brasileiro quanto os 'Melhores Para o Brasil’ tiveram alta em 2021 com 48% e 82%, respectivamente. No último ano, a avaliação de cada grupo caiu para 45% e 79%, mantendo os ‘Melhores Para o Brasil’ em uma posição 77% superior.

Por fim, também foi analisado o propósito maior das empresas. Este índice sofreu aumento durante o ano de pico da pandemia, em 2021, mas, ao contrário dos outros, se manteve tecnicamente estável em 2022 também. Enquanto o mercado brasileiro teve uma média de 47%, os ‘Melhores Para o Brasil’ alcançaram 80%.

COMENTÁRIOS dos leitores