Profissionais têm dúvidas em redigir currículo, diz estudo

Entre os entrevistados, 77% afirmaram ter tido dificuldade

por Mariana Ramos sex, 24/03/2023 - 17:14
Freepik Plataforma divide dicas para dar a volta por cima dessa dificuldade Freepik

Uma pesquisa desenvolvida pela plataforma Onlinecurriculo mostrou que a maior parte dos brasileiros tem ou já tiveram alguma dificuldade ao redigir seu currículo profissional. Descrever a si mesmo ou se apresentar para empresa não é tão fácil quanto parece, a maioria dos entrevistados afirmou incerteza ao descrever habilidades e pretensão salarial no documento.

Foram 600 entrevistados, todos com mais de 16 anos. O estudo apontou dados importantes sobre a posição do profissional no mercado. Alguns deles apontam que 77% têm ou já tiveram dúvidas sobre como preencher o documento, enquanto 75% afirmaram ter dúvidas sobre como revelar sua pretensão salarial às empresas. Para 52,3%, a grande dificuldade é descrever as próprias habilidades profissionais.

É importante ter em mente que nem todas as categorias são essenciais para um currículo, a pretensão salarial é uma delas, é possível deixar para definir este ponto em conversa com o entrevistador. Caso seja uma exigência, a plataforma indica que o candidato busque a média salarial da categoria com base no nível profissional do cargo, júnior, pleno ou sênior.

Outra dificuldade que muitos usuários apontam é sobre falar de si mesmo, o total de 55,8% das respostas afirmaram incertezas sobre como redigir seu objetivo profissional. O objetivo profissional é um dos principais pontos do currículo para conversar com o recrutador. Nele, o candidato deve definir com clareza o que busca alcançar individualmente no período que trabalhar na empresa. 

Outro dado de destaque, é a quantidade de profissionais que sentem um impasse para definir suas próprias habilidades (52,3%), atividades extracurriculares (44,8%), experiência profissional (25,5%) e informações pessoais (24,8%).

A Onlinecurriculos indica os trabalhadores a analisar suas competências e habilidades por campos específicos, sem mentir ou crescê-las demais. Por exemplo: em idiomas como inglês, observar sua capacidade na compreensão, fala, leitura e escrita. Em ferramentas e aplicativos como Excel, sua facilidade de uso e conhecimento de dicas.

No espaço para experiências profissionais, o ideal é indicar apenas aquelas que possuem alguma ligação com aquela vaga em específico, podendo ser remunerada ou não, voluntariado também é experiência. No caso de falta de experiência profissional, o jovem também pode colocar projetos durante a vida ou trabalhos acadêmicos que envolvam atividades que se encaixem na função em que está concorrendo.

O mais importante é que o profissional preste atenção e faça seu currículo com bastante cuidado. Um tempo maior reservado para aprimorar e preencher o currículo com informações válidas e objetivas compensa ainda mais a pena após receber uma aprovação e garantir sua vaga.

COMENTÁRIOS dos leitores