Exército abre 440 vagas para formação de oficiais

Das vagas, 88 são asseguradas para pessoas pretas ou pardas

por Mariana Ramos sab, 25/03/2023 - 14:55
Sd Bernardino/Éxército Brasileiro 440 irão participar da formação de oficiais do exército Sd Bernardino/Éxército Brasileiro

O Exército Brasileiro lançou, nessa sexta-feira (24), o edital do concurso de admissão de 2023 que visa preencher 440 vagas no curso de formação e graduação de oficiais de carreira da linha de ensino militar bélico (CFO/LEMB) em 2024.

Do total de vagas, 400 são para candidatos do sexo masculino e 40 para o sexo feminino. Além disso, 88 são asseguradas para pessoas pretas ou pardas, sendo 80 para o sexo masculino e 8 para o sexo feminino.

Para participar, é necessário ser brasileiro, ter entre 17 e 22 anos e carteira de identidade civil ou militar. Há uma taxa de R$ 75 para finalizar o cadastro. Podem se isentar do pagamento: família de baixa renda, parte do Cadastro Único e doadores de medula óssea. 

Segundo o Exécito, a seleção será feita por meio de "exame intelectual" (uma prova), inspeção de saúde, exame de aptidão física e avaliação psicológica. Todas estas etapas são eliminatórias. A prova será aplicada nos dias 16 e 17 de setembro com questões fechadas de português, redação, física, química, matemática, geografia, história, e inglês. 

O período de inscrições começa no dia 11 de abril e segue até 22 de maio. Para se inscrever, basta acessar a página virtual do concurso e se candidatar.

COMENTÁRIOS dos leitores