Pesquisa: empresários tiveram receio de repassar custos

Cerca de 47% dos donos de negócios evitaram repassar os custos de operação para os clientes em 2022.

por Joice Silva qua, 29/03/2023 - 13:22
Freepik . Freepik

Uma pesquisa realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostrou que 47% dos empreendedores evitaram repassar os custos de operação para os clientes, mesmo que parcialmente.

De acordo com o presidente do Sebrae, Carlos Melles, o comportamento dos empreendedores mostra o entendimento de que é fundamental manter os clientes nesse momento.

“Nem que para isso os empresários precisem reduzir a margem de lucro ao mínimo possível. Temos verificado um movimento de retração do consumo, provocado pela queda do poder aquisitivo das famílias, com os consumidores ainda mais resistentes à compra. Essa é a hora de fidelizar o cliente e mantê-lo, da melhor forma possível”, avalia.

Mesmo com as dificuldades, Melles revelou que também cresceu o percentual de empresários ouvidos na pesquisa que acreditam que 2023 será um ano melhor para os seus negócios, graças, principalmente, à volta dos consumidores, 59% de acordo com a pesquisa, e à melhora do cenário de crédito, torno de 10%.

COMENTÁRIOS dos leitores