Saúde mental é principal causa de afastamento, diz estudo

De acordo com pesquisa feita por empresa de saúde corporativa, 16% dos afastamentos encaminhados ao INSS foram casos de transtornos relacionados à saúde mental.

por Joice Silva qua, 29/03/2023 - 09:54
Freepik Maioria dos afastamentos do trabalho é causado por saúde mental Freepik

Um levantamento feito pela BR MED apontou que os transtornos relacionados à saúde mental foram as principais causas de encaminhamentos para concessão de benefícios previdenciários em 2022. Segundo os dados, dos 21.076 atestados médicos avaliados pela empresa no ano passado, 32 casos foram encaminhados à Previdência Social relacionados a transtornos mentais, o equivalente a 16% das causas. 

“Dentre as doenças que geraram mais encaminhamentos em 2022, a ansiedade e depressão foram as mais recorrentes”, declara Fabricio Netto, médico do trabalho e gerente de saúde da BR MED.

De acordo com o médico, as causas para o volume de casos relacionados à saúde mental podem estar presentes no próprio mercado. “A velocidade da informação associada à correria do dia a dia com metas cada vez mais ousadas e a própria competitividade do mercado de trabalho é terreno fértil para surgimento das patologias mentais. Somado a isso, a negligência no autocuidado, hábitos de vida pouco saudáveis, dieta desequilibrada e o sedentarismo corroboram para um gerenciamento de estresse mal sucedido e o consequente surgimento das doenças psiquiátricas”, afirma Netto.

 No início de março, o Brasil foi apontado como o terceiro pior índice de saúde mental do mundo, de acordo com o relatório anual do Estado Mental do Mundo, produzido pela organização de pesquisa sem fins lucrativos Sapien Labs. Segundo o estudo, em um ranking com 64 países, estamos à frente apenas do Reino Unido e da África do Sul.

COMENTÁRIOS dos leitores