ETE de Floresta - PE promove I Missa do Vaqueiro
A iniciativa faz parte da culminância da disciplina eletiva “Sertão dos/as Encourados/as: memória, história e cultura da vaqueirama florestana”
A Escola Técnica Estadual (ETE) Deputado Afonso Ferraz, em Floresta, no Sertão pernambucano, promove I Missa do/a Vaqueiro/a nesta sexta-feira (22). A celebração terá como homenageada Soneide Vaqueira, importante representante feminina da cultura vaqueira florestana, e será no jardim externo da unidade de ensino. A iniciativa faz parte da culminância da disciplina eletiva “Sertão dos/as Encourados/as: memória, história e cultura da vaqueirama florestana”.
“São 65 edições, essa missa é celebrada desde 1958, mas nunca se flexionou o gênero. A Soneide Vaqueira tem fama regional e nacional. Ela estampa livros, reportagens, documentários e matérias de TV. Porém, é a primeira vez que uma mulher vaqueira é a homenageada principal de um evento dessa magnitude”, explica o docente Paulo Henrique Novaes, que ministrou a disciplina.
De acordo com a ETE, a culminância do projeto seguirá todos os ritos do evento original: desfile tradicional dos vaqueiros e vaqueiras pelas principais ruas da cidade, missa campal, que será celebrada pelo padre Luciano Aguiar, e atração local de forró de vaquejada, representada pelo cantor Dilsinho Vaqueiro. “Foi um trabalho integrado para entender que a pessoa é atravessada por vários marcadores sociais, como raça, etnia e gênero. Como uma forma de combinar esse trabalho com essas teóricas do feminismo, nós fizemos cartografias imagéticas de Soneide Vaqueira e a biografia dela”, aponta o professor.
Serviço
I Missa do/a Vaqueiro/a da ETE Deputado Afonso Ferraz
Jardim externo da escola - Avenida Deputado Audomar Ferraz, 99, Floresta
Sexta-feira (22), às 16h
Gratuito