Carreiras

| Educação

A Prefeitura do Recife divulgou o resultado da segunda chamada para o semestre letivo 2023.1 do Prouni Recife. A listagem completa com os nomes dos convocados está disponível no site do programa. Os estudantes convocados nessa etapa terão até o dia 3 de fevereiro para apresentar a documentação nas respectivas universidades.

A entrega dos documentos tem como objetivo comprovar as informações prestadas no ato de inscrição e, assim, realizar a matrícula do candidato na instituição. Concluídas as matrículas, as universidades ficarão responsáveis pelo acolhimento e orientação para os alunos neste semestre letivo de 2023.1.

##RECOMENDA##

"As chamadas do Prouni Recife são guiadas pelo critério classificatório. As vagas oferecidas para os diversos cursos serão preenchidas pelos candidatos com melhor classificação e que cumpram os requisitos do programa", explica Adynara Gonçalves, secretária de Trabalho e Qualificação Profissional do Recife, pasta responsável pelo programa.

Criado em 2015, o ProUni Recife tem como objetivo diminuir o déficit educacional na cidade, promovendo a inserção dos jovens no ensino superior. Ao todo, o programa contemplou mais de 2500 recifenses com bolsas e instituições distribuídas em diferentes localidades da cidade.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) abrirá seleção para elaboradores de itens do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeira (Revalida). O edital foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) dessa terça-feira, 31 de janeiro. O período de inscrições, voltadas a professores de medicina, começa no dia 10 de fevereiro e vai até 27 do mesmo mês.

Para além do Revalida, os docentes aprovados poderão produzir questões para outros exames da área médica, amparados pelo Banco Nacional de Itens da Educação Superior. Os requisitos básicos para se inscrever são ser médico e docente de graduação da área. No caso dos diplomados no exterior, o diploma (documento obrigatório) deve ser revalidado.

##RECOMENDA##

Como é necessário comprovar a docência, o interessado deverá apresentar, entre outras documentações, a Declaração de Exercício de Atividade Docente – o modelo está anexado ao edital –, assinada pelo coordenador do curso ou por outro representante legal da instituição em que leciona. O candidato deverá indicar a área do exame para qual pretende elaborar itens. São elas: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina da família e comunidade (saúde coletiva).

O Inep irá considerar os seguintes critérios de pontuação:

- Título de pós-graduação (lato sensu e stricto sensu).

- Tempo de experiência docente.

- Participação em edições anteriores como elaborador e revisor de itens para o Revalida, para exames de residência médica e testes de progresso, bem como para outros exames na área da medicina.

Veja o cronograma de atividades do processo seletivo:

Inscrições: 10 a 27 de fevereiro (por meio do Sistema BNI).

Seleção e convocação para capacitação: 28 de fevereiro a 17 de março.

Capacitação de elaboradores de itens: 17 de março a 2 de abril.

Primeira oficina de elaboração de itens: 7 de abril a 7 de maio.

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) determinou que a Prefeitura do município de Paulista deverá prestar serviço público de educação infantil em creches e pré-escolas. A sentença confirmou a tutela antecipada solicitada pelo Ministério de Pernambuco (MPE), que foi deferida em outubro de 2022.  

Segundo a ação, as matrículas das crianças de 0 a 5 anos que estão na lista de espera devem ocorrer no Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEDI), assim como todas as demais que buscarem matrícula na rede pública municipal. 

##RECOMENDA##

Além disso, a Prefeitura deve criar uma central de vagas para realizar o levantamento da demanda por creche e pré-escola para as crianças nesta faixa etária. Dessa forma, será necessária uma busca ativa fora da escola, divulgando a pesquisa, os métodos utilizados, e os prazos de sua realização, e tomar conhecimento de novos casos individuais. 

O Município ainda deve providenciar a inclusão das crianças em instituições comunitárias, filantrópicas ou privadas de ensino, próximas à suas residências, financiando o material escolar enquanto não houver vaga na rede municipal.   

 

A Universidade Guarulhos (UNG) anunciou dois novos cursos de graduação, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional, ofertados no campus do Centro da cidade. Os interessados podem se inscrever no site: https://vestibular.ung.br/.

O objetivo do curso de Fonoaudiologia é formar profissionais capazes de atuar na prevenção, habilitação e reabilitação da voz, audição, motricidade oral, leitura e escrita. A profissão foi regulamentada em 1981 pela Lei n.º 6965 e o Decreto Nº 87.218 de. 1982. O fonoaudiólogo deve se filiar ao Conselho Regional de Fonoaudiologia, órgão de classe que habilita seu trabalho como autônomo ou para terceiros. 

##RECOMENDA##

Já a Terapia Ocupacional é voltada para estudo, prevenção e tratamento de pacientes com alterações cognitivas, afetivas, perceptivas e psico-motoras. Ela auxilia as pessoas a terem maior autonomia nas atividades do dia-a-dia e na recuperação ou desenvolvimento de habilidades.

A UNG conta com o Sistema Ubíqua - um modelo educacional que traz ao aluno conhecimento através de diversas ferramentas tecnológicas; incluindo trilhas de aprendizagem, cases da área e mercado, acesso a plataformas de conteúdo exclusivo e entre outros.

Segundo o reitor da instituição, Yuri Neiman, a excelência do Ubíqua está no conceito e práxis de aprendizado em todos os lugares “O nosso sistema de ensino se apropria de tecnologias no cotidiano das aulas e propõe ao aluno ser o protagonista ao participar de projetos desafiadores e multidisciplinares. São cursos que trazem a revolução na área acadêmica e profissional dos estudantes”, ressalta.

Outras informações no WhatsApp (11) 9 7177 6437 ou presencialmente na faculdade.

Serviço - Novos cursos na UNG Guarulhos

Endereço: Praça Tereza Cristina, número 88 - Centro de Guarulhos, São Paulo - SP

Veja também: Diferenças entre fisioterapia e terapia ocupacional

A Comissão de Advocacia Popular (CAP), da Ordem dos Advogados de Pernambuco (OAB-PE), realiza chamada de novos membros. As inscrições devem ser feitas através de formulário eletrônico. De acordo com a CAP, ao final do processo de candidatura, os advogados interessados em compor o grupo serão contactados pela comissão para maiores detalhes. Confira a publicação: 

[@#video#@]

##RECOMENDA##

O Sesi-PE oferece 300 vagas para dois cursos gratuitos e online, sendo 150 vagas para “Relacionamento Interpessoal no Ambiente de Trabalho” e as outras 150 para “A Importância do Feedback”. O período de inscrições vai de 1 a 15 de fevereiro pelo site da instituição.

De acordo com o Sesi, interessados devem ter a partir de 16 anos, noções básicas de internet e acesso à internet e e-mail. Após a matrícula, o estudante terá até 30 dias para acompanhar os conteúdos e concluir o curso escolhido.

##RECOMENDA##

Depois de concluir o curso, os estudantes irão realizar uma avaliação na plataforma educacional e, ao após atingir 70 pontos ou mais no exame, receberão o Certificado de Conclusão. Para tirar dúvidas ou obter outras informações, basta entrar em contato pelo WhatsApp (81) 98151-8375 ou pelo e-mail educacao.distancia@pe.sesi.org.br.

Já foi publicado o edital para a o 37º Exame de Ordem Unificado (EOU) da OAB, com informações completas sobre a abertura do prazo para pedido de reaproveitamento da 1ª fase do 36º EOU.

O período para requerer o reaproveitamento vai das 14h do dia 6 de fevereiro de 2023 às 17h do dia 13 de fevereiro de 2023, mediante as disposições contidas no edital.

##RECOMENDA##

O candidato que desejar reaproveitar o resultado de aprovação na 1ª fase do 36º Exame deverá realizar sua inscrição via internet, no site da FGV Conhecimento. Será cobrada uma taxa de inscrição no valor de R$ 147,50.

Poderão utilizar o reaproveitamento os examinandos aprovados na 1ª fase do 36º EOU que tenham sido reprovados, ausentes ou eliminados na 2ª fase do 36º EOU.

Nosso dia a dia é composto por tomar decisões. Escolher o que comer, o que vestir e onde ir são decisões que integram o viver humano, mas no mundo acadêmico e profissional existe uma gama de jovens que parecem não saber o que fazer da vida. Um estudo realizado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico ou Económico (OCDE) aponta que, com 35,6%, o Brasil é o segundo país com maior percentual de jovens “Nem-Nem” do mundo, ficando apenas atrás da África do Sul, com 36% das pessoas na faixa etária entre 18 e 24 anos que nem estudam e nem trabalham no país.

Segundo o professor e sociólogo, Sidarta Soria, esse fenômeno é trazido pela desigualdade social encontrada no Brasil, já que 70% dos jovens que estão fora das escolas e do mercado de trabalho, pertencem a famílias de baixa renda.

##RECOMENDA##

"Cerca de 70% desse contingente de jovens que não estudam e nem trabalham, pertencem à famílias mais pobres. A desigualdade social seria o primeiro fator estrutural para a incidência desse fenômeno, uma vez que temos uma maior concentração de jovens nessa condição nas famílias mais pobres", pontuou.

Um outro ponto que intensifica esses fatores, segundo Sidarta, é a conjuntura econômica do contexto. Para ele, a pandemia da Covid-19 provocou uma desaceleração na atividade econômica, o que intensificou a problemática de jovens fora do mercado de trabalho.

"Esse fenômeno Nem-Nem é intensificado pela conjuntura econômica adversa. A pandemia, por exemplo, não cria a situação, mas uma vez que ela acabou obrigando uma desaceleração econômica, por razões óbvias, como a população acabou tendo que ficar mais recolhida para diminuir a exposição ao vírus, houve uma desaceleração da atividade econômica e o problema fica intensificado batendo mais forte no contingente mais jovens", destacou.

Para além disso, o docente pontua a falta de perspectiva vista atualmente entre os jovens. O desalento com o mercado de trabalho e a evasão escolar são apontados por ele como os principais motivos que levam os mais novos a não irem em busca de desenvolvimento acadêmico e profissional. 

"Entre os fatores prováveis para explicar essa situação estão o desalento com o mercado de trabalho e a evasão escolar. No caso do Brasil, a evasão escolar bate mais forte levando em consideração que a maioria dos jovens nessa situação pertencem às famílias mais pobres, devido a insuficiência de recursos para manter crianças na escola e outros cursos básicos de sobrevivência". destacou.

Para a psicóloga Joana Helisa, a falta de investimento nos jovens tem sido uma das causas do esfriamento na procura pelo futuro profissional entre a faixa etária mais jovem. Segundo ela, o senso de urgência e imediatismo inserido na sociedade atual, tem intensificado ainda mais esse movimento.

“A geração de jovens tem forte papel no desenvolvimento das diversas áreas como a ciência e pesquisa, esportes, cultura, economia entre outros. O fator comportamental que chama atenção é a forma como essa atitude vem sendo naturalizada e aceita, uma vez que não há investimento suficiente na geração que não parece ser orientada, incentivada ou questionada sobre sua condição de vida atual, nos faz pensar sobre a forma como era conduzido nas gerações anteriores, será que “no tempo antigo” certas imposições funcionavam melhor? Naturalmente não cabe comparação quanto ao crescimento dos avanços tecnológicos que estamos vivendo, quando voltamos o olhar para 15, 20 anos atrás, percebemos que hoje a sociedade encontra-se inserida num senso crítico de urgência e imediatismo que aprisiona, adoece e nos faz desaprender a esperar”, afirmou.

A profissional ressalta ainda a importância da participação dos pais nesse processo. De acordo com ela, o caminho para reverter essa condição é educar os filhos para que sejam emocionalmente fortalecidos, assim saberão lidar com os obstáculos que surgirem e lidarão com eles da melhor forma.

“A forma como esse jovem é ensinado a lidar com suas angústias, conflitos, medos, expectativas e toda emoção não elaborada que pode gerar ansiedade, sensação de desespero e dúvida, fará toda diferença no início da vida adulta. Educar os filhos para se tornarem jovens fortalecidos emocionalmente pode ser um bom caminho. Amor e limite sempre são bem vindos no desenvolvimento da autoconfiança, bem como na capacidade de fazer escolhas saudáveis com clareza e autonomia. O filósofo Jean Paul Sartre dizia que “Toda escolha envolve risco, renúncias e incertezas”, e que “existir é escolher”. Portanto, se a pessoa não é capaz de fazer escolhas conscientes, como dará conta de atribuir sentido à própria existência?”, destacou.

“É possível ensinar os filhos a atravessar as angústias através do diálogo e da fala. A palavra sempre cura. É pela palavra que conseguimos dar o contorno necessário para enfrentarmos as nossas emoções que são próprias da condição humana”, concluiu.

O Ministério da Educação liberou a consulta de vagas e cursos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2023.1. A partir desta terça-feira (31), os interessados em ingressar em instituições públicas de ensino superior podem consultar as 226.399 mil vagas em 128 instituições públicas participantes, sendo 63 universidades federais, com 6.402 cursos de graduação cadastrados ao todo.

Durante a consulta, os candidatos poderão visualizar as vagas ofertadas por modalidade de concorrência, cursos e turnos, instituições e localização dos cursos. Também será possível acessar a íntegra do documento de adesão de cada uma das instituições que aderiram ao Sisu.

##RECOMENDA##

Para participar desta edição do Sisu, será necessário ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), edição de 2022, obtido nota superior a zero na prova de redação e não ter participado do Enem na condição de treineiro. As inscrições começarão dia 16 de fevereiro e terminam no dia 24 de fevereiro.

 

Confira o cronograma completo:

 

Inscrições: de 16 de fevereiro a 24 de fevereiro; 

Resultado da chamada regular : 28 de fevereiro; 

Matrícula ou registro acadêmico: 02 de março a 08 de março; 

Manifestar interesse em participar da lista de espera: de 28 de fevereiro a 08 de março;

Convocação dos candidatos da lista de espera: 13 de março

A 34ª edição do Exame de Ordem Unificado da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) teve um membro aprovado que traz consigo uma grande história de empenho, determinação e superação. A trajetória de Sergio Chaves Pereira (36) até a aprovação na OAB começa quando ele, ainda criança, decidiu fugir de casa e passou a viver nas ruas com 11 anos de idade. Nascido em Imperatriz (MA), após o divórcio dos pais, o menino não se adaptou ao “vai e vem” de morar no Pará com a mãe por um tempo e no Maranhão em outro, com o pai. Não aceitando a separação dos pais, mesmo ainda sendo apenas uma criança, ele decidiu passar a viver por conta própria.

Em uma das viagens entre a casa da mãe e do pai, o maranhense desviou o caminho e ficou na cidade de Jacundá no Pará. De Jacundá (PA), com apenas 4 reais no bolso, ele foi para Teresina (PI) onde morou nas ruas por aproximadamente um ano até que, por não conseguir oportunidade de trabalho ou abrigo, conseguiu carona com um caminhoneiro até Fortaleza (CE).

##RECOMENDA##

No Ceará, Sergio cuidava de carros em troca de moedas e lavava pratos por um de comida. Foi quando no estacionamento do supermercado onde cuidada dos veículos dos clientes que chegavam para as compras, ele conheceu o senhor Nonato que o acolheu em sua casa e lhe deu uma oportunidade de emprego em um lava-jato.

Depois do lava-jato, Sergio foi trabalhar como entregador em três lugares para buscar sua estabilidade financeira, foi quando conheceu sua esposa, ainda estudante do ensino médio. Priorizando os estudos de sua amada, o motoboy a ajudou a pagar um curso de técnica de enfermagem e depois, um curso superior de enfermagem, para aí então retomar sua vida acadêmica.

Os estudos retornaram 20 anos depois, já com a vida estabilizada no Ceará e família construída. Com a terceira série do ensino fundamental, Sergio concluiu o Ensino Fundamental e o Médio em 2017 através do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), criado em 2002 para aferir competências, habilidades e saberes de jovens e adultos que não concluíram o Ensino Fundamental ou Ensino Médio na idade adequada.

Certificado com ensino médio completo, Sergio deu início ao curso de Direito em 2018 e passou por algumas dificuldades durante a graduação. Tendo que trabalhar e estudar simultaneamente, para driblar a correria ele usava as ferramentas que podia para fortalecer os estudos, desde post its na moto que usava para trabalhar, até anotações na parede de casa, que ele usava para sempre ter acesso aos assuntos que precisava na faculdade.

De acordo com o recém aprovado na OAB, a escolha pelo curso de Direito veio devido a todas as dificuldades que passou enquanto morador de rua. Sergio relembra uma vez que foi a um supermercado e os seguranças o acusaram de furto, mesmo ele estando com a nota de compra para comprovar que pagou pelo item que ele estava na sacola.

Ele relata que foi levado até o banheiro pelos seguranças e lá foi constrangido e acuado.

“Estava com a sacola do supermercado, com a nota de compras, mas mesmo assim os seguranças me acusaram de furto, me levaram para dentro do banheiro perguntando o que eu estava roubando, foi uma vergonha muito grande que passei, me obrigaram até a tirar a roupa para verificar se não tinha nada escondido”, relembrou.

E completou: “Tudo que eu passei na minha vida, todas as humilhações, despertaram em mim a vontade de conhecer os meus direitos, de saber me defender”.

Hoje, já formado, com data de colação de grau marcada para o próximo dia 3 de fevereiro, o homem de infância difícil que conseguiu se tornar membro da Comissão de Direito do Trabalho da OAB torce para que sua história se torne inspiração para outras pessoas.

“Eu torço muito que minha história sirva de inspiração para outras pessoas, para que elas vejam que é possível. Todos têm sua realidade, outros podem estar na mesma realidade, outras nem tanto, e muitos podem achar que não é possível, que já é velho para estudar, mas sempre há tempo, nunca é tarde para recomeçar os estudos e eu sou uma prova viva disso”, colocou.

 

Estão abertas as inscrições para o 3º Prêmio Capes Talento Universitário, que vai entregar R$ 5 mil a 1 mil estudantes que alcançarem a maior pontuação em uma prova de conhecimentos gerais. Podem concorrer alunos de graduação que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2021 e ingressaram no ensino superior em 2022.

Os estudantes interessados em participar do concurso precisam estar regularmente matriculado em uma instituição de ensino superior pública, privada ou militar e não ter débitos com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) ou outras agências de fomento à pesquisa. As inscrições vão até 22 de fevereiro e são feitas pelo formulário on-line disponível no site do concurso

##RECOMENDA##

Os locais das provas devem ser divulgados a partir de 2 de março e a avaliação deve ocorrer no dia 26 do mesmo mês. O resultado final será divulgado em maio e o prazo para pagamento do prêmio vai até dezembro de 2023. 

A segunda edição da GoDigital Festival teve seu terceiro e último dia neste sábado (28) com grandes nomes do marketing digital e empreendedorismo. O maior festival na área do mercado digital da América Latina esteve em Pernambuco nos dias 26, 27 e 28 de janeiro de 2023.

Nomes de referência no mercado como Kaká Diniz, Thiago Nigro ‘Primo Rico’, Janguiê Diniz, Igor Coelho (Flow Podcast), Pyong Lee e outros atraíram centenas de pessoas para o Centro de Convenções, no Recife. Felipe Mendes é uma destas pessoas, presente no evento pela segunda vez, afirma que se apaixonou pelo GoDigital Festival.

##RECOMENDA##

“Vim ano passado e voltei de novo esse ano. A atmosfera, os participantes, o suporte, a organização, foi coisa de primeiro mundo. Eu me apaixonei pelo evento e disse ‘todo ano eu tenho que estar lá!’. Espero que tenha ano que vem de novo, porque eu estarei aqui de novo também”, afirma.

Entre as palestras, Felipe destacou a apresentação de Thiago Nigro, do Igor do Flow e a do do Marcos Waltenberg. “Venho ao evento para entender como as pessoas fizeram para chegar onde elas estão, para elas palestrar aqui, para estarem aqui como referência. Aprender e me tornar uma pessoa inspiradora também”, afirma.

“O evento é muito legal, deu pra conhecer uma galera boa, fazer networking, entender um pouco melhor sobre tudo, porque aqui você não aprende só sobre marketing. Aprende sobre internet, aprende sobre empreendedorismo, sobre dinheiro, espiritualidade, com o padre Patrick, foi muito legal. Então, de uma maneira geral, você aprende um pouco de tudo. Eu recomendo (o evento) para qualquer pessoa, não importa se você é da área ou não”, finaliza o entrevistado.

Eduarda Gomes é formada na área de marketing e visitou o GoDigital pela primeira vez este ano. A jovem de vinte três anos veio de Aldeia para Recife só pela ocasião que acontece uma vez por ano. Eduarda evidenciou as palestras de João Kepler, João Pedro e, sua apresentação preferida, João Branco, que abordaram temas e conteúdos de interesse da mesma. 

“Eu trabalho na área de marketing e o fato de ser em Recife me ajuda muito a expandir os horizontes mesmo perto de casa, acho que foi algo que me ajudou muito. Também por ter pessoas tão consagradas no meio digital”, conta a profissional. O GoDigital Festival já anunciou datas para sua terceira edição no Recife em 2024 e conta com a novidade do GoDigital Festival Tour ainda esse ano, que acontecerá em Alphaville, em São Paulo. Para saber mais, leia a matéria completa. 

Alan Spadone é um empresário conhecido no mercado do marketing digital e uma das atrações do terceiro e último dia do GoDigital Festival, que acontece neste sábado (28) em Recife. O empreendedor começou sua palestra presenteando todos os ouvintes com uma cópia digital do seu livro, “Como construir um Império”.

Focado em explicar ao público como construir um ecossistema, Alan Spadone iniciou sua apresentação contando sua história com o mercado. Segundo o palestrante, ele sempre cresceu no meio do marketing, mas chegou a ficar devendo para esquemas de pirâmides e trabalhava para pagar as dívidas do mês.

##RECOMENDA##

No início de sua carreira na área da beleza, Spadone também conta que, quando novo, costumava fazer escovas e progressivas no cabelo das mulheres enquanto sentia o cheiro da panela com a carne para o jantar das clientes e sentia a sua barriga roncar. 

“Para você crescer, não é somente ter algo novo, é sobre falar não para algumas coisas”, afirma o empresário. Com essa frase, ele apresentou o grande ecossistema presente na sua empresa, a AS Academy, que possui desde cursos online até sua linha própria de produtos de beleza. A empresa AS Academy sofreu um incêndio na última sexta-feira (27) mas foi rapidamente controlado por seguranças que estavam presentes no local por causa de uma aluna que esqueceu um carregador. Alan Spadone diz entender isso como um recado de Deus, de que o mesmo está no controle de tudo em sua vida.

O palestrante, logo no início de sua apresentação, chamou a atenção de todos para uma metáfora com um pote de ‘danone’, onde as pessoas que possuem coragem suficiente de comer tudo apenas com a língua, estão mais prováveis a serem grandes líderes do que aquelas que tem certo “nojo”.

No palco, ele convidou um homem e uma mulher empresária para lamberem todo pote de danone na frente do público. Porém, após uma passagem bíblica, ele explicou que a atitude de subir no palco para cumprir o desafio sem medo do que todas as outras pessoas iriam pensar, já prova uma atitude corajosa da dupla. Ambos os participantes receberão, sem precisar passar por nenhum desafio e nem gastar um real sequer, uma mentoria com ele em Jundiaí, cidade de São Paulo, com tudo pago.

GoDigital Festival

O maior festival de marketing digital e empreendedorismo da América Latina, o GoDigital Festival realiza sua segunda edição em Recife, Pernambuco, nos dias 26, 27 e 28 de janeiro de 2023.

Promovido pela GoDigitalEdu em parceria com a GoKursos, o festival conta com grandes nomes do mundo empreendedor como Thiago Nigro, Janguiê Diniz, Igor Coelho (Flow Podcast), Pyong Lee e muitos outros.

O criador de conteúdo e apresentador do Flow Podcast, Igor Coelho, esteve presente na segunda edição do GoDigital Festival em Pernambuco. Como palestrante, Igor relembrou sua trajetória de vida e da criação do Flow, programa que conta com mais de 5 milhões de inscritos no seu canal do Youtube hoje.

Pela primeira vez no Recife, Igor Coelho procurou destacar a importância de ser manter real, por isso apareceu de bermuda e chinelo de couro, palestrando apenas em voz, sem slides. Após contar sua história no mercado de trabalho e na internet, o apresentador afirma que “onde falta talento, tem que sobrar esforço”, e essa é sua forma de viver.

##RECOMENDA##

Com a criação do Flow em 2018, Igor e o ex-apresentador Monark instituíram uma nova forma de comunicação mais livre, sendo pioneiros no Brasil. Apesar de vários anos nesse trabalho, Igor afirmou que só chegou a receber o primeiro salário em 2020, foi quando começaram a expandir o negócio. Em fevereiro de 2022 houve o grande impacto negativo no negócio. O co-fundador e apresentador Monark afirmou, durante entrevista, que o Brasil deveria ter um partido nazista, fala que Igor diz ter sido “infeliz”.

“Fomos absolutamente cancelados, a pior crise que uma empresa que é original da internet como a nossa é a crise de reputação. Até agora, foi o momento mais sinistro da minha vida.” Para reerguer o negócio, o palestrante afirma que seu salário diminuiu cerca de 90%, todos os funcionários sofreram com redução na remuneração.

Apesar da grande queda de reputação, um ano depois, Igor Coelho conseguiu resgatar seu projeto e aparece como figura de peso no palco do GoDigital Festival. No fim de sua fala, o apresentador revela novidades que estão sendo preparadas para lançamento, uma delas é o “Flow News”. Um projeto voltado para o jornalismo, o Flow News, será apresentado pelo jornalista Carlos Tramontina, que se tornou viral na internet pela gafe “seis e ônibus”.

O “Flow News” já está com todos os preparativos para ser lançado e está previsto para estrear no primeiro semestre deste ano. Além desse grande projeto, Igor Coelho também dividiu que possui planos para fazer um reality show 100% original da internet, ainda sem mais detalhes.

GoDigital Festival

O maior festival de marketing digital e empreendedorismo da América Latina, o GoDigital Festival realiza sua segunda edição em Recife, Pernambuco, nos dias 26, 27 e 28 de janeiro de 2023.

Promovido pela GoDigitalEdu em parceria com a GoKursos, o festival conta com grandes nomes do mundo empreendedor como Thiago Nigro, Janguiê Diniz, Igor Coelho (Flow Podcast), Pyong Lee e muitos outros.

O início do ano letivo em 2023 se aproxima e, com ele, os pais e responsáveis se encontram à procura das melhores ofertas para achar os materiais escolares exigidos na lista de materiais.

A procura sempre é esperada pelos comerciantes nos primeiros meses do ano, mas os compradores devem ir munidos de informações importantes presentes no código de defesa do consumidor.

##RECOMENDA##

O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) municipal de Paulista, cidade de Pernambuco, especifica o que pode e o que não pode estar como exigência aos pais dentro desta lista.

Produtos pedagógicos de uso pessoal como lápis, tintas, borrachas e cadernos podem ser solicitados. O caso é diferente para cartolinas, etiquetas, copos descartáveis, grampeador, apagador de quadro e pilotos, pois esses materiais se caracterizam como uso coletivo e devem ser responsabilidade da escola distribuí-los.

Os materiais de higiene também não podem ser exigidos, exceto em caso do aluno estar matriculado também na creche. Dessa forma, materiais pessoais como sabonete, shampoo e escova de dente são exigências válidas. Já guardanapos, álcool em gel, papel higiênico e outros produtos de higiene coletiva são obrigações da rede de ensino.

Vale ressaltar que nenhuma escola pode exigir a marca dos produtos e aqueles materiais que não forem usados no fim do período letivo devem ser devolvidos. O Procon de Pernambuco também alerta sobre a chamada “compra casada”, a práticaconsiste em obrigar os pais a comprar um produto escolar em determinado estabelecimento, o que é ilegal. Se há algo particular exigido pela escola, o consumidor deve estar previamente ciente sobre.

Estão abertas as inscrições para a 3ª edição do programa de estágio do Grupo Ri Happy, empresa especializada no varejo de brinquedos. Os interessados podem se inscrever através da plataforma Gupy

 No total, serão ofertadas 14 vagas para atuar em São Paulo nos setores comercial, marketing, gente e gestão, financeiro e TI, e E-commerce. O projeto possui uma jornada rica em treinamentos e cursos, visando aprimorar as habilidades e competências dos jovens colaboradores. 

##RECOMENDA##

 Os requisitos para se candidatar incluem ter disponibilidade para estagiar no bairro Vila Olímpia no modelo híbrido; e ser estudante de nível superior, com formação prevista a partir de julho de 2024. 

Além da remuneração, a companhia oferece benefícios como ajuda de custo para o home office, vale refeição e alimentação, seguro de vida, desconto em produtos vendidos em lojas próprias e parceiras, e Gympass. 

O processo seletivo será realizado por meio de testes online, vídeo de apresentação, dinâmica, Visita à Fábrica dos Sonhos e entrevista com gestor da área. O início do programa está previsto para o dia 20 de março. 

O Ministério da Educação (MEC) divulgou, nesta quinta (27), os editais do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), do Programa Universidade para Todos (ProUni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2023/1.

As inscrições do SiSU estarão abertas entre os dias 16 de fevereiro e 24 de fevereiro de 2023. Só poderá se inscrever quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2022 e que não tenha zerado a redação. No ato da inscrição, o candidato poderá selecionar duas opções de curso, e deverá especificar a instituição, local de oferta e turno.

##RECOMENDA##

Durante o período de inscrição, o candidato poderá fazer alterações nas opções de curso escolhidas por ele. Diariamente o SiSU irá divulgar a nota de corte do curso escolhido pelo candidato. O resultado será divulgado no dia 28 de fevereiro.

De acordo com o edital, o candidato que quiser participar da lista de espera, deverá manifestar interesse entre os dias 28 de fevereiro e 8 de março de 2023. As convocações da lista de espera serão feitas pelas instituições de ensino.

FIES

As inscrições para o FIES 2023 poderão ser realizadas entre os dias 7 e 10 de março. Para participar do programa, os candidatos deverão ter realizado o Enem a partir de 2010, e ter renda mínima de até três salários mínimos.

O resultado da classificação e da pré-seleção do Fies 2023 será divulgado no dia 14 de março, em chamada única e os candidatos pré-selecionados deverão acessar o sistema do Fies e complementar sua inscrição para contratação do financiamento entre os dias 15 e 17 de março.

ProUni

Para o ProUni, as inscrições poderão ser realizadas entre os dias 28 de fevereiro e 3 de março. Para ingressar no programa, o candidato deverá ter realizado o Enem entre os anos de 2021 e 2022 e ter obtido a nota mínima de 450 pontos na prova, além de não ter zerado na redação.

A primeira chamada do ProUni 2023 será realizada no dia 7 de março, já a segunda será publicada no dia 21 de março. Já a comprovação das informações para o aprovado em primeira chamada deverá ser feita entre os dias 7 e 16 de março.

 

Confira o cronograma completo:

 

SiSU

Inscrições - 16 a 24 de fevereiro

Resultado - 28 de feveereiro

Manifestação de interesse na lista de espera - 28 de fevereiro a 8 de março

ProUni

Inscrições - 28 de fevereiro a 3 de março

1ª chamada - 7 de março

2ª chamada - 21 de março

Comprovação de informações da 1ª chamada - 7 a 16 de março

Comprovação de informações da 2ª chamada - 21 a 30 de março

Manifestação de interesse na lista de espera - 5 a 6 de abril

Fies

Inscrições: 7 a 10 de março

Resultado da classificação e da pré-seleção: 14 de março

Complementação de informações: 15 a 17 de março

Pré-seleção da lista da lista de espera: 21 de março a 18 de maio

No Rio de Janeiro, uma creche foi denunciada ao Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) e à Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi) por discriminação religiosa. De acordo com a denúncia feita pelo deputado estadual Átila Nunes (MDB) e o vereador Átila Alexandre Nunes (PSD), um dos requisitos para contratar uma nova educadora era que ela professasse a fé cristã. A queixa foi apresentada na última quinta-feira (19).

O documento tem como base o fato de que a diretora da instituição de ensino anunciou, em seu perfil no Facebook, vagas para professora de ballet e professora de educação física, listando a religião cristã como um dos requisitos para o trabalho.

##RECOMENDA##

“Tem-se que a conduta dos diretores da instituição de ensino Creche e Escola Dunamis não pode ser considerada como exercício da liberdade de expressão, na medida em que fere o sentimento religioso de todos os candidatos das religiões de matriz africana que se colocaram à disposição para disputar a vaga em aberta”, declara o parlamentar na representação ao MPRJ.

Em nota, a creche pontuou que o requisito não se tratava de preconceito, destacando o requisito colocado como um erro material de digitação.

“A Creche Escola Dunamis vem por meio deste comunicado informar que a última vaga divulgada em nossas redes sociais teve um erro material de digitação, onde estava como requisito ‘ser cristã’. Devido não ser a política do colégio, esclarecemos que temos funcionários de diversas religiões e jamais compactuaríamos com qualquer tipo de discriminação”.

 

A Pró-Reitoria para Assuntos Estudantis (Proaes) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), por meio da Diretoria de Assistência Estudantil (DAE), divulgou, nesta quarta-feira (25), o edital do Programa de Bolsas de Manutenção Estudantil 2022.2. O programa é destinado a estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, ingressantes ou veteranos dos cursos de graduação presencial da instituição no Campus Recife, e nos Centros Acadêmicos de Vitória (CAV) e do Agreste (CAA).

Ao todo, são disponibilizadas 325 vagas, sendo 150 para o Recife, 75 para o CAV e 100 para o CAA, em duas modalidades (1 e 2). Desse total, 5% são reservadas para estudantes com deficiência, conforme a Lei nº 13.409, que devem apresentar de laudo médico atualizado, conforme o edital.

##RECOMENDA##

As inscrições devem ser feitas entre os dias 16 de fevereiro a 3 de março, exclusivamente via sistema Siga. Além disso, haverá entrevista social, 13 de março a 19 de maio, e análise socioeconômica, no período de 13 a 26 de maio. Os estudantes classificados ingressarão no Programa de Bolsas de Manutenção Estudantil da UFPE, que consistem no direito ao recebimento de recursos financeiros mensais para custeio de parte das despesas de locomoção e acadêmicas.

Os classificados também passarão a ser assistidos como prioritários pelos programas e serviços do Núcleo de Atenção à Saúde do Estudante (Nase) e do Núcleo de Assistência ao Estudante (Naest) da Diretoria de Assistência Estudantil (DAE) ou similares em seu campus.

Podem concorrer às vagas todos os estudantes da graduação presencial que estejam com vínculo ativo na UFPE durante o período de inscrições previsto no cronograma, independente do semestre de ingresso no curso. Os candidatos devem possuir renda familiar per capita menor ou igual a um salário mínimo e meio e atendam aos demais critérios estabelecidos no edital.

Da Assessoria

Páginas

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

Facebook

Carregando