Carreiras

| Empregos

Apesar das dificuldades econômicas e recuperação judicial, as loja Americanas abre mais de mil vagas temporárias para a Páscoa.  As oportunidades não exigem experiência prévia no varejo e os interessado pecisam ser maiores de 18 anos, ter ensino médio completo e disponibilidade para trabalhar até 10 de abril.

O processo de candidaturas deve ser feito atá 3 de abril através do site da seletiva. Entre os cargos ofertados estão: atendimento ao cliente; operação de caixa; precificação de produtos; recebimento e reposição de mercadorias; além da organização de itens nas gôndolas e parreiras de ovos de Páscoa.

##RECOMENDA##

“A abertura de novos postos de trabalho para a Páscoa é mais um sinal de que esta companhia centenária segue viva e cumprindo o seu maior papel social: gerar oportunidades a milhares de brasileiros. Seguimos otimistas na realização de um grande evento, honrando nossos compromissos trabalhistas e com nossos parceiros, e confiantes de que estamos no caminho certo para uma plena recuperação”, comenta Leonardo Coelho, CEO da Americanas S.A.

O Grupo Referencial, através da Referencial Desenvolvimento Energético (RDE), abre 200 vagas de emprego no Recife. As oportunidades são para profissionais de diferentes áreas, como eletricistas, engenheiros, técnicos e pessoal de back office, ou seja, administrativo e financeiro. De acordo com a instituição, as contratações serão destinadas às obras de infraestrutura para distribuição de energia em 32 municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR).

Os interessados devem enviar os currículos para o e-mail trabalhecom@gruporeferencial.com. Além disso, outros profissionais de outras áreas podem enviar o currículo para o Banco de Talentos do Grupo Referencial.

##RECOMENDA##

"Entregamos o nosso primeiro empreendimento totalmente pronto, 100% regularizado e equipado apenas 20 meses após seu lançamento. O nosso compromisso com prazo e qualidade chamou atenção e conquistou a credibilidade do mercado imobiliário local”, comemora Eugênio Barros, diretor-técnico da RDE.

Tramita, no Senado Federal, um Projeto de Lei que inclui nas diretrizes da Consolidação das Leis de Trabalho (CLT), a contratação de psicólogos em empresas que tenham mais de 100 funcionários. A proposta foi apresentada pela senadora Rose de Freitas (MDB-ES).

Apesar de reconhecer que as leis trabalhistas são minuciosas quanto à saúde e à segurança dos trabalhadores no ambiente de trabalho, a parlamentar afirma não ver a mesma preocupação em relação aos problemas psicológicos dos empregados.

##RECOMENDA##

Na justificativa do projeto, a senadora aponta que empresas modernas já perceberam a vantagem de oferecer atenção psicológica a seus funcionários, pois se espera que um ambiente psicologicamente saudável seja mais produtivo. Ainda de acordo com ela, o psicólogo poderá colaborar na alocação correta dos profissionais, permitindo que eles possam atuar com o uso de todo o seu potencial, que, em muitos casos, passa imperceptível aos olhos dos administradores.

Rose destaca, ainda, que o projeto tem caráter preventivo, e trata-se de conhecer, verdadeiramente, os limites e os potenciais dos empregados.

O texto aguarda agora ser avaliado pelas comissões e plenário da Casa Legislativa.

A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, no estado de São Paulo, abriu inscrições para o processo seletivo simplificado que reúne 267 vagas temporárias para os cargos de agente de apoio escolar, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, psicólogo e motorista II. 

Os profissionais contratados receberão salários que variam entre R$ 1.870,65 e 3.526,05, para jornada de trabalho de 30 a 40 horas semanais. Além da remuneração, também serão concedidos benefícios como vale transporte, vale alimentação, vale refeição e 13º salário proporcional.  

##RECOMENDA##

Os interessados podem se inscrever gratuitamente no site da Secretaria de Educação até o dia 03 de abril. A entrega de documentos será realizada na sede da Secretaria Municipal de Educação, localizada na Avenida Rio de Janeiro, 860, Indaiá, Caraguatatuba, no dia 04 de abril, das 8h30 às 17h. 

O processo seletivo acontecerá por meio da análise de títulos e experiência profissional, com acréscimo de uma prova prática para a função de motorista II. 

 Para mais informações, acesse o edital

A Prefeitura Municipal de Custódia, através da Secretaria de Educação, lançou uma seleção pública simplificada que visa contratar 24 profissionais de nível Superior para atuarem nas etapas de ensino fundamental II anos finais e Educação de Jovens e Adultos (EJA) nas fases III e IV. 

As oportunidades são para a função de professor, nas áreas de linguagens, ciências humanas, ciências da natureza, educação física e língua estrangeira. A remuneração mensal é de R$ 1.800,00, para jornada de trabalho de 150 horas mensais.  

##RECOMENDA##

As inscrições já estão abertas, e podem ser feitas via correios, presencialmente no prédio da Secretaria de Educação, situado na Praça Padre Leão, n° 228, 1º Andar, centro, CEP 56640-000, das 08:00 às 12:00 horas, ou pelo e-mail custodiaeducacao@gmail.com, até o dia 6 de abril.  

O processo seletivo será realizado por meio de avaliação curricular, mediante entrega de documentos no ato da inscrição. A seleção simplificada terá validade de 12 meses, contados a partir da sua homologação, podendo ser prorrogada por igual período. 

Para mais informações, acesse o edital

Um levantamento feito pela BR MED apontou que os transtornos relacionados à saúde mental foram as principais causas de encaminhamentos para concessão de benefícios previdenciários em 2022. Segundo os dados, dos 21.076 atestados médicos avaliados pela empresa no ano passado, 32 casos foram encaminhados à Previdência Social relacionados a transtornos mentais, o equivalente a 16% das causas. 

“Dentre as doenças que geraram mais encaminhamentos em 2022, a ansiedade e depressão foram as mais recorrentes”, declara Fabricio Netto, médico do trabalho e gerente de saúde da BR MED.

##RECOMENDA##

De acordo com o médico, as causas para o volume de casos relacionados à saúde mental podem estar presentes no próprio mercado. “A velocidade da informação associada à correria do dia a dia com metas cada vez mais ousadas e a própria competitividade do mercado de trabalho é terreno fértil para surgimento das patologias mentais. Somado a isso, a negligência no autocuidado, hábitos de vida pouco saudáveis, dieta desequilibrada e o sedentarismo corroboram para um gerenciamento de estresse mal sucedido e o consequente surgimento das doenças psiquiátricas”, afirma Netto.

 No início de março, o Brasil foi apontado como o terceiro pior índice de saúde mental do mundo, de acordo com o relatório anual do Estado Mental do Mundo, produzido pela organização de pesquisa sem fins lucrativos Sapien Labs. Segundo o estudo, em um ranking com 64 países, estamos à frente apenas do Reino Unido e da África do Sul.

A Ambev está com inscrições abertas para o programa de estágio com vagas disponíveis em todas as suas unidades do Brasil. Os interessados têm até o dia 11 de abril para realizarem suas candidaturas, por meio do site da empresa.

Os candidatos participarão de um processo seletivo híbrido e poderão escolher, no ato da inscrição, a unidade e área onde desejam atuar. O único pré-requisito desejado é que o participante da seleção esteja matriculado em Bacharelado, Licenciatura ou Tecnólogo, com conclusão prevista entre julho de 2024 e julho de 2025.

##RECOMENDA##

Todos os estagiários selecionados têm direito a realizar curso de inglês gratuito e um salário extra ao início da jornada na companhia para que possam se organizar na nova rotina.

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) oficializou, na última sexta-feira (24), o Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o Grupo Carrefour Brasil que possibilita a capacitação e contratação de pessoas inscritas no Bolsa Família para trabalhar na empresa de varejo e atacado.

No evento do dia 24, cinco mulheres entregaram seu cartão do Bolsa Família e tiveram sua carteira de trabalho assinada. Para muitas, era a primeira vez que conseguia um trabalho formal, como é o caso de Jackeline Dutra, que conseguia se sustentar apenas com bicos.

##RECOMENDA##

“O Bolsa Família ajudou muito financeiramente durante esse tempo que recebi, porque eu nunca trabalhei de carteira assinada, sempre fazia bicos de diarista”, afirma Jackeline.

O ministro do MDS, Wellington Dias, explica que a iniciativa procura melhorar a renda dos inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) e poder passar aquela vaga para outra pessoa que também precisa do Bolsa Família. A parceira também trabalha com uma qualificação da mão de obra para aperfeiçoar sua participação no novo emprego.

O executivo do Grupo Carrefour, Stéphane Maquaire, celebrou o acordo com o Governo Federal: “Nós precisamos de mais empregados, mais colaboradores e colaboradoras, e há pessoas que precisam de um trabalho. O governo sabe disso, então assinamos hoje com o Ministério do Desenvolvimento Social um acordo de cooperação. É uma nova forma de trabalhar juntos para também apoiar o governo no combate à fome”.

A estimativa é de 10 a 20 trabalhadores adicionais por estado ao mês na empresa varejista, com acesso ao CadÚnico o grupo poderá contratar pessoas a partir de 18 anos em situações de vulnerabilidade para seguir uma carreira profissional com direitos trabalhistas garantidos. Serão priorizadas mulheres negras e outros grupos desprotegidos. 

O ACT tem vigência de doze meses durante esse primeiro período e prevê ao menos 10% das vagas de emprego ofertadas pelo Carrefour destinadas aos inscritos no CadÚnico. O ministro Wellington Dias afirma que a meta do projeto é alcançar um milhão de beneficiários do Bolsa Família e colocá-los atuantes no setor privado em diferentes áreas com acordos semelhantes ao realizado com o Grupo Carrefour.

“Agora nós vamos trabalhar toda essa parte de qualificação, ter uma meta em cada estado. No Piauí a meta é alcançarmos, no primeiro momento, 35 mil pessoas que deixaram o Bolsa Família, porque têm uma renda mais elevada e, assim, em todos os estados brasileiros, até completar um milhão ou mais de famílias”, comunica o ministro.

Segundo o MDS, o presidente Lula (PT) quer que o ministério, “além de cuidar dos mais pobres, abra oportunidade pelo emprego e pelo empreendedorismo”. Para garantir a inclusão, o MDS criou uma secretaria própria para se comunicar com a sociedade civil e os órgãos públicos e privados. Há, também, um trabalho do ministério para criação de um fundo de garantia para concessão de crédito a pessoas que desejam empreender e que não tenham renda ou nem patrimônio suficientes.

“Alguém quer montar uma lanchonete, quer abrir um mercadinho, quer produzir melancia, quer criar galinha, vender ovos, ou seja, ter um crédito barato, porque não tem patrimônio nem renda, o fundo é a garantia. Estamos pactuando com a rede bancária para rapidamente apresentarmos ao presidente Lula e levarmos ao Brasil”, detalha Wellington Dias.

A P&G, empresa especializada na produção de bens de consumo, abriu inscrições para o processo seletivo online de estágio gerencial. As vagas disponíveis são para o escritório da companhia na cidade de São Paulo e nas unidades em Seropédica (RJ), Louveira (SP) e Manaus (AM), São Luís (MA), Recife (PE), Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS). 

O programa é válido para qualquer curso de graduação com data de formação entre junho de 2024 e junho de 2025. Para participar, é necessário possuir inglês nível intermediário a avançado, além de ter mobilidade e disponibilidade para atuar presencialmente de acordo com o modelo de trabalho adotado na localidade de inscrição. 

##RECOMENDA##

Para os estudantes pretos e pardos que ainda não tenham o nível de inglês requerido para o estágio gerencial, a P&G desenvolveu um programa de desenvolvimento denominado P&G pra Você, que visa desenvolver os talentos a partir de três diferentes frentes: curso de inglês, mentoria e treinamentos corporativos. A iniciativa está com inscrições abertas e conta com uma bolsa integral em um curso de inglês 100% online, acompanhamento mensal com um mentor experiente da companhia e um calendário de treinamentos quinzenal desenhado para desenvolver as competências mais importantes para seu ingresso na P&G. 

 Os selecionados receberão uma bolsa auxílio e benefícios como vale alimentação e refeição, plano de saúde e odontológico, auxílio na compra de medicamentos e vacinas, vale transporte, Gympass, seguro de vida, e muitos mais. Os interesados podem se inscrever no site até o dia 09 de abril.

 

[@#galeria#@]

Com a transição do jornalismo impresso para o jornalismo on-line em grandes veículos de imprensa, o formato digital constitui, atualmente, 34% das redações no Brasil. Os dados são de um levantamento divulgado pelo Atlas da Notícia em fevereiro de 2022.

##RECOMENDA##

Em Belém, as redações até então tradicionais passaram por mudanças ao longo dos anos e se tornaram integradas, com diversas áreas relacionadas com o digital. Profissionais precisaram se adequar à rotina de produção e apuração de reportagens, enquanto outros já chegam ao mercado de trabalho adaptados com as transformações da profissão.

Quem passou por esse processo de transição foi o jornalista Dilson Pimentel. Repórter há mais de 30 anos nos jornais O Liberal e Amazônia, o paraense viu de perto a redação se tornar integrada. Ele conta que a chegada da “era dos portais” tornou a distribuição de conteúdo ainda mais imediata.

Dilson destaca que essa realidade se tornou ainda mais intensa quando precisou trabalhar de home office durante o pico da pandemia de covid-19, em 2020. Sem poder ir às ruas, o processo de apuração era feito a distância, por meio da internet.

“Eu sou oriundo do jornalismo impresso. Antes, a gente produzia e escrevia uma matéria e ela era publicada na edição impressa do jornal do dia seguinte. Em tese, a gente teria um pouquinho mais de tempo para trabalhar aquele texto. Hoje, no digital, tudo é muito imediato. Tudo é muito urgente. Você acaba de produzir o material, acaba de escrever e já tem que publicar. Claro, confirmando, checando as informações na velocidade da informação. No on-line, quem publica primeiro já sai na frente. E essa velocidade me assusta. No jornalismo você precisa ter muito cuidado”, assinalou Dilson.

“Eu me adaptei bastante a essa nova realidade, esse mundo virtual. Eu continuo aprendendo e ainda tenho muita limitação tecnológica, mas acho que avancei muito. Percebi que, durante o período que eu fiquei trabalhando em casa, é que mesmo a distância eu conseguia fazer muita matéria legal. Consegui manter o padrão de qualidade e isso pra mim foi isso é muito importante”, disse Dilson.

Por outro lado, o jornalista comenta que essa realidade trouxe vantagens, como o rápido alcance das notícias pelos leitores. “A gente consegue divulgar os problemas com mais rapidez. E, com mais rapidez, as providências começam a ser adotadas. ‘Belém começa o dia com muita chuva, com muito alagamento'. Então, você já começa a postar as primeiras notícias imediatamente. Aquilo vai mobilizando as autoridades para que deem uma resposta muito rápida. Se fosse no jornal impresso, só sairia no dia seguinte”, exemplificou.

Em meio a esse fenômeno do imediatismo causado pela internet, Dilson reforça que valores como a responsabilidade social e a ética durante a apuração e redação das reportagens — que são pilares do jornalismo — se mantiveram. Princípios esses que devem guiar os jornalistas, conforme pontua o repórter. “A gente não pode esquecer esse cuidado com as pessoas que a gente retrata nas nossas matérias.  A gente usa muito esse termo personagem. Mas não são personagens. São vidas, são histórias. E esse cuidado tem que permear sempre o nosso trabalho”, declarou Dilson.

Nova geração

Camila Azevedo tem 23 anos e é jornalista e formada desde 2021. Foi contratada pelo jornal O Liberal logo que se formou e lá foi o primeiro emprego dela depois de formada. Como alguém que começou a trabalhar já em meio à influência digital no jornalismo, a profissional afirma que a experiência que teve como estagiária de redes sociais na Record TV foi fundamental para que ela tivesse um contato mais próximo com o universo digital. “Na época isso foi muito importante pra mim, tanto para eu ter o contato profissional quanto pra eu entender o que eu queria e gostava”, afirmou Camila.

Segundo ela, a influência das novas mídias e internet impactou diretamente o trabalho, pois o tornou ainda mais instantâneo. Anteriormente, o público só conseguia ter acesso a informações de forma mais tardia, diferentemente do que acontece hoje. “Tá tudo muito rápido. Se aconteceu alguma coisa agora, que a gente chama de factual, daqui [da redação] a gente [jornalistas] já consegue apurar e as outras pessoas conseguem ter acesso quase que imediatamente à informação”, revelou ela.

Outra característica significativa que a repórter aponta é o fato de trabalhar em uma redação integrada, onde o mesmo conteúdo está disponível em diversas plataformas e de formas diferentes. “É muito desafiador porque a gente precisa ter agilidade, correr contra o tempo, apurar e até dar aquela determinada informação na frente dos outros canais de comunicação, por exemplo”, contou.

Mesmo tendo nascido na época da transformação digital e ser de uma geração que tem maior facilidade com esses meios, Camila afirma que enxerga a importância de se estar constantemente se adaptando e modernizando, pois a realidade muda rapidamente. Mesmo que o cotidiano de trabalho exija essa rapidez, é importante considerar que o conteúdo não pode perder a qualidade, pontua a repórter.

“A gente ter esse cuidado de passar a informação do jeito certo é fundamental. O nosso compromisso com o leitor, com a população, para que assim a gente consiga fazer do jornalismo a função social que ele tem. Independente de novas tecnologias, a gente precisa fazer com que essa premissa básica de informar o leitor seja cumprida”, concluiu.

Por Gabriel Pires e Painah Silva (sob a supervisão do editor prof. Antonio Carlos Pimentel).









 

 

 

O Festival de Jeans de Toritama (FJT), município do agreste Pernambucano, irá realizar uma seleção de modelos masculinos e femininos da região para desfilar no evento. A seletiva é gratuita e está aberta para o público em geral com idade a partir de 18 anos, que possua disponibilidade para desfilar nos três dias de festival, realizado entre 4 e 6 de maio.

“Essa iniciativa é inédita e visa inserir ainda mais agentes do polo de confecções do Agreste nesse que é um dos maiores festivais de moda do país”, declara Thiago Alexandre, diretor-geral do FJT pelo sexto ano. Quanto à escolha dos modelos, Thiago explica que a beleza não é o maior atributo a ser avaliado. “As principais características que buscamos são atitude, expressão e comportamento. O que vai pesar na avaliação, de fato, é o conjunto do que a pessoa representa na passarela”, destaca. 

##RECOMENDA##

O processo seletivo acontecerá no dia 11 de abril no WA Hotel, em Caruaru, localizado na Avenida Adjar da Silva Casé, 800, bairro de Indianópolis, ao lado do Caruaru Shopping, entre às 18h e às 22h. Os participantes devem levar salto alto e um traje de banho, e serão avaliados por ordem de chegada.  

Para mais informações, os interessados devem entrar em contato pelo telefone (81) 98105-8611.

A Qualicorp está com 21 vagas abertas para o seu Programa de Jovem Aprendiz. Os interessados devem cursar ou ter o ensino médio completo, com idade entre 17 e 22 anos, e noções básicas de informática. As inscrições no processo seletivo podem ser feitas até o dia 7 de abril.

O programa de Jovem Aprendiz terá duração aproximada de 18 meses, com jornada de 6h por dia, além de um curso administrativo com foco no mercado de trabalho ministrado por uma instituição parceira. Os benefícios incluem vale-refeição ou vale-alimentação, assistência médica e odontológica, seguro de vida, vale-transporte, day off no dia do aniversário, Gympass, Zenklub, entre outros.

##RECOMENDA##

O modelo de trabalho será presencial, de segunda a sexta-feira, e as vagas estão distribuídas nas cidades de São Paulo (SP), Barueri (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), Brasília (DF), Salvador (BA), Fortaleza (CE) e Recife (PE). Os contratados devem iniciar sua jornada na empresa ainda no primeiro semestre de 2023.

O governo de Québec, cidade do Canadá, está com oportunidades de emprego para profissionais brasileiros através da Journées Québec Brésil. São 420 vagas e remuneração que varia de R$ 8,6 mil a R$ 36,9 mil por mês. As inscrições vão até o dia 30 de março e podem ser feitas pela página de vagas.

As oportunidades são nos setores alimentício, industrial (fabricação e usinagem), engenharia, setor de restaurantes, manufatura, mineração, saúde e serviços sociais, tecnologias da informação. Cada oportunidade tem suas próprias especificações de diploma, experiência profissional e nível de fluência em francês, língua falada em Québec.

##RECOMENDA##

Para participar, os candidatos devem ser brasileiros ou estrangeiros residentes do Brasil. Os selecionados participarão de entrevistas virtuais do dia 11 a 18 de abril e, na etapa final, serão convocados os participantes para uma entrevista presencial em São Paulo nos dias 29 e 30 de abril.

São 18 empresas canadenses participantes desta iniciativa. Entre elas estão a Mirage, GFT Technologies, Métal Parent, Canneberges ATOKA, ArcelorMittal Mines and Infrastructure Canada, EBM Laser, Bimbo Canada e Biscuits Leclerc. 

O salário, na cidade de Québec, é calculado por hora ou por ano. O menor salário oferecido pelas empresas participantes é de 16 a 20,50 dólares canadenses por hora que, em real brasileiro, equivale de R$ 8.612,80 a R$ 11.034,80 por mês.

Já a oferta com o salário maior varia de 97 mil a 115 mil dólares canadenses por ano, o que equivale a equivale de R$ 31,1 mil a R$ 36,9 mil por mês considerando que são 40 horas por semana.

A Kilmes Feiras e Eventos, agência de eventos de Ribeirão Preto, município de São Paulo, entrou em uma polêmica após divulgar uma oportunidade de emprego com mais de 100 vagas e exigências físicas muito específicas. 

O anúncio era para trabalhar em estandes no evento Agrishow, feira de tecnologia agrícola que acontece em São Paulo, nos dias 01 a 05 de maio. A vaga exigia perfis de mulheres e homens acima de 18 anos e que vistam de 36 a 42, no caso das mulheres, e de 36 a 44, no caso dos homens. Segundo o anúncio, o motivo seria o tamanho dos uniformes.

##RECOMENDA##

A altura também era um diferencial no anúncio, mulheres deviam ter altura acima de 1,65 centímetros e homens acima de 1,75. No fim da descrição do perfil, a última linha ainda pedia por um estilo ‘de academia, malhada’, que eles chamaram de perfil ‘panicat’.

Os aprovados iriam receber R$ 240 reais por dia, com alimentação já inclusiva, e jornada de 9h30, com um horário de intervalo para o almoço. 

A diretora do Agrishow, Liliane Bortoluci, disse em entrevista à Record que não compactua com tais atitudes. “É triste, né? (...) Restringir altura, tamanho, manequim é ruim. É ruim para quem está contratando, é ruim para empresa que contratou essa empresa para fazer essa triagem”, afirma Liliane.

O anúncio já foi retirado da internet e, em nota ao Globo, o evento comunica que a agência responsável pelo anúncio de emprego, a "Kilmes Feiras e Eventos", já não está mais presente na lista de fornecedores oficiais do Agrishow.

A Saint Gobain, empresa da construção civil, anunciou a abertura do programa estágio exclusivo para estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica. A iniciativa visa promover a inclusão por meio da oferta de oportunidades de carreira para jovens talentos que não têm acesso a condições de igualdade no mercado de trabalho.  

Para participar, é necessário ter renda per capta de até 3 salários-mínimos por família; ter disponibilidade para estagiar na cidade de São Paulo de forma híbrida ou para a vaga de Centro de Pesquisa em Capivari (SP); e cursar o ensino superior, com formação prevista até dezembro de 2025. Dentre as áreas elegíveis, estão: engenharia, administração, marketing, recursos humanos, entre outras.  

##RECOMENDA##

Os selecionados receberão uma bolsa auxílio compatível com mercado e benefícios como vale-transporte, vale-refeição, vale-alimentação, assistência médica e odontológica, e seguro de vida. As inscrições já estão abertas, e podem ser feitas no site da 99Jobs até o dia 10 de abril.

Uma pesquisa desenvolvida pela plataforma Onlinecurriculo mostrou que a maior parte dos brasileiros tem ou já tiveram alguma dificuldade ao redigir seu currículo profissional. Descrever a si mesmo ou se apresentar para empresa não é tão fácil quanto parece, a maioria dos entrevistados afirmou incerteza ao descrever habilidades e pretensão salarial no documento.

Foram 600 entrevistados, todos com mais de 16 anos. O estudo apontou dados importantes sobre a posição do profissional no mercado. Alguns deles apontam que 77% têm ou já tiveram dúvidas sobre como preencher o documento, enquanto 75% afirmaram ter dúvidas sobre como revelar sua pretensão salarial às empresas. Para 52,3%, a grande dificuldade é descrever as próprias habilidades profissionais.

##RECOMENDA##

É importante ter em mente que nem todas as categorias são essenciais para um currículo, a pretensão salarial é uma delas, é possível deixar para definir este ponto em conversa com o entrevistador. Caso seja uma exigência, a plataforma indica que o candidato busque a média salarial da categoria com base no nível profissional do cargo, júnior, pleno ou sênior.

Outra dificuldade que muitos usuários apontam é sobre falar de si mesmo, o total de 55,8% das respostas afirmaram incertezas sobre como redigir seu objetivo profissional. O objetivo profissional é um dos principais pontos do currículo para conversar com o recrutador. Nele, o candidato deve definir com clareza o que busca alcançar individualmente no período que trabalhar na empresa. 

Outro dado de destaque, é a quantidade de profissionais que sentem um impasse para definir suas próprias habilidades (52,3%), atividades extracurriculares (44,8%), experiência profissional (25,5%) e informações pessoais (24,8%).

A Onlinecurriculos indica os trabalhadores a analisar suas competências e habilidades por campos específicos, sem mentir ou crescê-las demais. Por exemplo: em idiomas como inglês, observar sua capacidade na compreensão, fala, leitura e escrita. Em ferramentas e aplicativos como Excel, sua facilidade de uso e conhecimento de dicas.

No espaço para experiências profissionais, o ideal é indicar apenas aquelas que possuem alguma ligação com aquela vaga em específico, podendo ser remunerada ou não, voluntariado também é experiência. No caso de falta de experiência profissional, o jovem também pode colocar projetos durante a vida ou trabalhos acadêmicos que envolvam atividades que se encaixem na função em que está concorrendo.

O mais importante é que o profissional preste atenção e faça seu currículo com bastante cuidado. Um tempo maior reservado para aprimorar e preencher o currículo com informações válidas e objetivas compensa ainda mais a pena após receber uma aprovação e garantir sua vaga.

A Ocyan, empresa prestadora de serviços para o mercado de óleo e gás, está com vagas abertas para diversas áreas de atuação. A contratação será imediata, e os profissionais irão trabalhar nos escritórios da companhia localizados nas cidades do Rio de Janeiro e Macaé.  

As oportunidades demandam curso superior em cada uma das especialidades, sendo algumas posições executivas, como gerência de TI e a de coordenação da área de responsabilidade social e diversidade e inclusão. Além destas, também há vagas para os cargos de analista de sistemas, engenheiro de instalações, especialista de TI, gerente de projetos, médico do trabalho, gerente financeiro, entre outras. 

##RECOMENDA##

Os interessados em se candidatar a uma das vagas devem se cadastrar na plataforma Gupy, seguindo os requisitos exigidos para cada posição.

A plataforma Geração de Oportunidades (GO Recife), da Prefeitura do Recife, anunciou a oferta de 120 vagas de emprego em bares e restaurantes da capital pernambucana. Algumas das oportunidades oferecidas são para os cargos de garçom e auxiliar de cozinha e limpeza.

Os interessados devem se inscrever por meio do site do projeto ou por meio do aplicativo Conecta Recife. O candidato que se inscrever pode acompanhar o andamento da seleção na própria plataforma, recebendo todos os detalhes no e-mail e pelo WhatsApp.

##RECOMENDA##

Além dessas oportunidades, há mais de 1160 vagas estão abertas na plataforma, como também cursos de capacitação gratuitos e de parceiros do executivo municipal. A Secretaria Executiva de Transformação Digital junto com a Secretaria de Trabalho e Qualificação Profissional são as responsáveis pela manutenção e pelas atividades que são disponibilizadas na plataforma.

Quem estiver interessado, também pode conferir as vagas disponibilizadas no GO Recife de forma presencial nas agências de emprego da cidade e no Espaço Conecta, local físico do Conecta Recife App.

As Agências de Emprego ficam localizadas em Casa Amarela, na Av. Norte, 5.600, e na Sala do Empreendedor, na sede da Prefeitura do Recife, no bairro do Recife, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Esses serviços também estão disponíveis nos Compaz Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha Ariano Suassuna, no Cordeiro; e Dom Hélder Câmara, em Joana Bezerra, onde o funcionamento é de terça a sexta-feira, das 8h às 16h.

Para se inscrever é preciso ter cadastro na plataforma. As novas oportunidades são para as áreas de garçom, cozinheiro de restaurante, barman, operador de caixa, maitre, barista, copeiro, auxiliar administrativo, auxiliar de garçom, gerente, recepcionista, chefe de bar, mixologista e auxiliar de serviços gerais.

*Da assessoria

A prefeitura de Serra Talhada abriu inscrições do processo seletivo simplificado que reúne 196 vagas. Os profissionais contratados receberão uma remuneração que varia entre R$ 1.302 e R$ 3.300, para jornada de trabalho de 30 a 40 horas semanais.  

As oportunidades são para as funções de motorista de caminhão, motorista de motoniveladora, operador de perfuratriz, operador de trator de pneu, biomédico, técnico de laboratório, gari, motorista de carreta, operador de pá carregadeira, entre outros.

##RECOMENDA##

A seleção acontecerá por meio de de avaliação curricular, com base na documentação entregue no ato da inscrição. O processo seletivo simplificado terá validade de 01 ano, prazo que pode ser renovado por igual período.

Os interessados podem se inscrever no site até o dia 31 de março, e concluir a inscrição entregando presencialmente o cartão de inscrição junto à cópia dos documentos exigidos para cada cargo. 

Para realizar o procedimento, os candidatos devem comparecer na sede da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, localizada na Avenida João Gomes de Lucena, 4448 – São Cristóvão, Serra Talhada, de segunda a sexta, das 08h00 às 12h00. 

Para mais informações, acesse o edital.

A prefeitura de Betânia divulgou a abertura do processo seletivo simplificado que oferta 33 vagas temporárias para profissionais de nível superior, e duas para formação de cadastro reserva.  

Há oportunidades para as funções de professor I - educação infantil; professor I – ensino fundamental séries iniciais; nutricionista; psicólogo e professor II nas áreas de português, ciências físicas, naturais e biológicas, história, matemática e educação física.  

##RECOMENDA##

Os interessados podem se inscrever até o dia 30 de mar no prédio da Secretaria Municipal de Educação, situada na Rua Rufina Passos Jardim, centro, das 8h às 13h, portando todos os documentos exigidos no edital. A seleção será realizada por meio de avaliação curricular.  

Os contratados receberão uma remuneração mensal que varia entre R$ 1.500,00 e R$ 2.000,00, valor correspondente a jornada de trabalho semanal de 30 horas, ou mensal, de 150 a 200 horas. O processo seletivo terá validade de 12 meses, contados a partir da sua homologação, podendo ser prorrogada por igual período.

Páginas

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

Facebook

Carregando