Jacqueline Silva

Jacqueline Silva

Meio ambiente e sustentabilidade

Perfil: Bióloga, Mestre em Gerenciamento Costeiro e Doutora em Oceanografia, é coordenadora geral dos cursos de graduação da Unidade Acadêmica de Serra Talhada da UFRPE e coordenadora do Museu de Oceanográfico do Sertão.

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Setembro sinônimo de meio ambiente

Jacqueline Silva-Cavalcanti, | qui, 06/09/2012 - 12:03
Compartilhar:

Nesta semana, foram comemoradas importantes datas para o meio ambiente. A semana começou com a comemoração, em três de setembro, do dia do biólogo, profissional dedicado a questões ambientais e responsável por muitas das conquistas relacionadas a políticas de conservação e manutenção do meio ambiente.

Além disso, neste dia cinco de setembro, o Instituto Chico Mendes comemora cinco anos de formação e luta a favor do meio ambiente. O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) é uma autarquia brasileira, vinculada ao Ministério do Meio Ambiente, integrando o Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama). É responsável pela administração das Unidades de Conservação federais, além de fomentar e executar programas de pesquisa, proteção e conservação da biodiversidade em todo o Brasil. O nome do Instituto é uma merecida homenagem ao seringueiro Chico Mendes, que foi essencial para as conquistas de conservação ambiental nos anos 80 no Acre, e no Brasil.

Durante a solenidade de comemoração dos 5 anos do ICMBIO foram assinados vários atos, entre os quais, a criação de reservas particulares do patrimônio natural (RPPN), elevando para 602 o número de RPPNs em todo o país, o que dá 480 mil hectares preservados em terras privadas. Além disso, foi fechado o acordo para gestão de unidades de conservação com populações tradicionais e a Instrução Normativa que vai regular o manejo de jacarés em cativeiro. Ainda este mês serão anunciadas a criação de grupo de assessoramento para acompanhar a implantação de planos de ação para conservação de algumas espécies da fauna e o regimento sobre as ações de fiscalização feitas pelo ICMBio.

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando