Clara Pontes

Clara Pontes

Quarta do consumidor

Perfil: Advogada. Professora do Centro Universitário Maurício de Nassau e Conciliadora certificada pelo TJPE

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Magrelinhas acomodadas

Clara Pontes, | qui, 12/12/2013 - 11:50
Compartilhar:

Felicito toda forma de auxílio à mobilidade urbana e, dentro desse contentamento, não poderia deixar de mencionar a inclusão das bicicletas públicas de uso compartilhado na cidade do Recife. Sustentáveis e espalhadas por diversas áreas (des) cumprem sua função dentro do caos da locomoção recifense.

E registro também minha admiração pelos que conseguem pedalar, realizar suas atividades, laborais ou esportivas, em uma cidade de clima pouco apropriado e com somente 24 km de ciclovias espalhadas pela cidade e sem nenhuma ligação entre os segmentos principais, ou seja, Avenida Norte, Boa Viagem e Forte.

E dentro desse quadro de infraestrutura cicloviária surge o projeto de Lei número 373/2013, que tramita na câmara municipal. Consumidora de transporte público sigo com dúvidas quanto ao espaço físico e fico curiosa com as futuras delimitações.

O projeto prevê que “ônibus e demais veículos com capacidade igual ou maior que 30 passageiros, e tenham a finalidade de explorar as linhas de transporte coletivo no Recife, deverão reservar espaço e instalar equipamentos adequados ao transporte de bicicletas”.

A justificativa é o favorecimento dos trabalhadores que fazem uso da bicicleta como meio regular de transporte ou esporte, por ser um meio não poluente, econômico e alternativo. Ótimo.  Some essa informação com a quantidade de quilômetros disponíveis e não interligados de ciclovia...

Questiono: Esse espaço é dentro ou fora do ônibus? Sim, essa pergunta é pertinente, pois como usuária de transporte público coletivo me deparo todos os dias com ausência de lugares para sentar e me sentir segura e bem transportada. Transporte eficiente e o serviço adequado, como assim prevê o Código de Defesa do Consumidor, é uma utopia dentro da realidade de todo dia, seja ele santo ou não.

Não retiro o mérito da inserção das “magrelinhas” dentro da mobilidade ou falta de mobilidade urbana, contudo acredito que, como em toda grande capital, devam-se ouvir os usuários de transporte público, suas principais reclamações, criando canais de comunicação e demonstrando de forma cristalina o plano de mobilidade urbana, para que só assim possam eleger suas prioridades e quem sabe num futuro próximo unir bicicletas e passageiros dentro de um coletivo e afirmar que os dois estão bem acomodados.

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando