Djalma Guimarães

Djalma Guimarães

Seu Bolso

Perfil:Economista pela UFCG e Mestre em Engenharia de Produção pela UFPE. É Docente, Projetista e Consultor Empresarial da i9 Projetos.

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

A comida está mais cara?

Djalma Guimarães, | qui, 25/08/2016 - 16:05
Compartilhar:

Nos últimos tempos é comum encontrar pessoas reclamando da ‘carestia’ do orçamento apertado, que a cada mês a despesa com alimentos aumenta. Para corroborar com tais argumentos a divulgação do IPCA de julho trás a luz o fato de que a inflação dos alimentos e bebidas é superior a inflação geral da economia.

Variação de indicadores entre julho de 2006 e 2016

Ao considerar a variação do IPCA entre 2006 e 2016, percebe-se que sua elevação no grupo de alimentos e bebidas foi muito superior ao indicador geral, bem como também foi superior a elevação do salário mínimo no período. Logo, faz sentido o sentimento de orçamento curto, principalmente quando consideramos que uma grande parcela da renda das famílias é destinada a alimentação.

Ao considerar a variação do INPC no mesmo período, tal indicador mede a inflação para famílias com renda entre 1 e 5 salários mínimos, também pode ser notado uma elevação no grupo de alimentos e bebidas superior a inflação geral, no entanto, a inflação de alimentos e bebidas é inferior a elevação do salário mínimo.

Ou seja, a inflação de alimentos na série é maior que a média, e afeta com mais intensidade as famílias de renda média no Brasil.

O que pode explicar essa elevação tão significativa no preço dos alimentos?

Algumas possíveis causas de tal elevação são:

- Estiagens e secas mais freqüentes (seca prolongada no nordeste, por exemplo)

- Elevação do preço nos mercados internacionais (commodities agrícolas)

- Elevação da demanda

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando