Gustavo Krause

Gustavo Krause

Livre Pensar

Perfil: Professor Titular da Cadeira de Legislação Tributaria, é ex-ministro de Estado do Meio Ambiente, dos Recursos Hídricos e da Amazônia Legal, no Governo Fernando Henrique, e da fazenda no Governo Itamar Franco, além de já ter ocupado diversos cargos públicos em Pernambuco, onde já foi prefeito da Capital e Governador do Estado.

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

A Lama e a Rosa

Gustavo Krause, | ter, 30/08/2016 - 10:16
Compartilhar:

O JC publicou uma preciosa série: História das Eleições do Recife. Fidelidade aos fatos e rigor analítico revelam, às vésperas das eleições municipais, a evolução histórica de uma cidade que, embora mantenha seus encantos naturais, sofre as dores de uma urbanização caótica e desafiadora para a gestão pública.

Com o título “Nos ventos da abertura política”, a matéria (edição, dia 17) foi ilustrada, por ocasião da minha visita ao Coque, por uma foto em que recebi uma rosa das mãos de uma mocinha. O gesto me tocou profundamente. Em meio às condições sub-humanas, meus olhos viram que barraco não é abrigo; o sol é brasa; a chuva é castigo; a lama é pasto que reclama a criança em corpo de anjo. A rosa falou.

Aquele Recife não era totalmente desconhecido do menino suburbano, criado na paisagem social miscigenada da Torre, Zumbi, Cordeiro; nos campos do Arte da Torre, da Campina, do Campo do Mecânica, onde pobres e remediados, estudantes, operários e desocupados, alheios à luta de classes, buscavam, em peleja meritocrática, o gol consagrador do futebol vitorioso.

Curioso: havia os muito pobres, porém a face da miséria era gestada nos humildes mocambos de taipa para depois se agravar, sobrenadando nos mangues, em barracos, palafitas e desenhando, atualmente, o contraste assustador entre a imponência da verticalidade arquitetônica e as periferias de todas as carências.

Quando Prefeito biônico, saí às rua e não busquei, apenas, legitimidade política: atendi um imperativo de consciência do peladeiro e caçador de goiamum que viu de perto as desigualdades sociais. E a presença, como governante, era uma denúncia social e claro compromisso com as políticas públicas que coloquei em prática.

Lá no Coque, foi instalado um dos 28 barracões da Prefeitura, em bairros periféricos, que realizavam obras de urbanização e assistência social, inclusive, de onde saiu o então estudante de medicina Eduardo Simões que, tocado por aquela tragédia social, é, hoje, PhD em saúde pública, professor nos EUA e uma das maiores autoridades mundiais sobre o assunto.

Jamais esquecerei: a oferta da rosa veio sem os espinhos da vida sofrida. Na inauguração do Centro Médico Ermírio de Moraes, na gestão Roberto Magalhães, uma bonita jovem, vestindo a brancura impecável de enfermeira, aproximou-se e falou baixinho: “Eu sou a menina que lhe deu a rosa quando o senhor esteve no Coque”. A rosa sorriu.

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando