Gustavo Krause

Gustavo Krause

Livre Pensar

Perfil: Professor Titular da Cadeira de Legislação Tributaria, é ex-ministro de Estado do Meio Ambiente, dos Recursos Hídricos e da Amazônia Legal, no Governo Fernando Henrique, e da fazenda no Governo Itamar Franco, além de já ter ocupado diversos cargos públicos em Pernambuco, onde já foi prefeito da Capital e Governador do Estado.

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

A Pedagogia do Precipício

Gustavo Krause, | seg, 02/01/2017 - 16:32
Compartilhar:

Nas três últimas décadas, o Brasil esteve, em dois momentos, à beira do precipício.

O primeiro foi o da hiperinflação. Segundo os economistas, a hiperinflação ocorre quando a alta generalizada de preços ultrapassa 50% ao mês. Em março de 1989, a inflação brasileira atingiu 81%. É um fenômeno devastador que leva á ruptura do tecido social. A crise econômica da Alemanha em 1923 é um caso clássico que resultou na tragédia do nazi-fascismo.

No caso brasileiro, de 1980 a 1994, a instabilidade econômica engoliu seis moedas e respectivos planos econômicos, 16 Ministros da Fazenda, com uma inflação média anual de 720%. Neste período, cada Presidente - Sarney, Collor, e Itamar – padeceu de um tipo de debilidade: Sarney com uma sucessão trágica; Itamar com a tarefa de transitar sobre uma precária “pinguela” a partir da queda de Collor.

Um improvável sucesso do plano de estabilização gerou uma nova moeda – o Real – sob a liderança do então Ministro FHC. Deu muito trabalho. E continua dando. No entanto, a cultura de estabilidade é, hoje, o grande esteio da moeda forte ancorada na autonomia operacional do Banco Central. À exceção da oposição petista, um surto de responsabilidade política deu marcha-ré na caminhada em direção ao precipício. O precipício ensinou.

Agora, o precipício é mais profundo. E as circunstâncias mais adversas. Sob o governo petista, a economia brasileira foi empurrada para beira do precipício por um fenômeno que os analistas chamam de “tempestade perfeita”, síntese da superposição de crises econômica, social, política e ética. Desta vez, os erros de condução da economia praticados pelo voluntarismo desenvolvimentista, associados ao maior esquema da corrupção da história ocidental, colocam o país na beira de um precipício de profundidade abissal.

Tempos de incertezas. Sombrios. Generalizada sensação de mal-estar. Centenas de espadas da Operação Lava Jato pairam sobre centenas de cabeças. Pois bem, neste cenário adverso, um surto de responsabilidade atentou para o precipício e aprovou a PEC dos gastos e com ela nasceu o orçamento brasileiro. Nada mágico. Um freio na insolvência do Estado brasileiro. E na economia a depender de reformas e medidas a serem tomadas por um governo impopular. A pedagogia do precipício clama pelo futuro.

A propósito, a economista Maria da Conceição Tavares que chorou copiosamente, prenunciando o fracasso do Real, definiu a PEC dos gastos como uma “invenção demoníaca". Bom presságio. 

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando