Adriano Oliveira

Adriano Oliveira

Conjuntura e Estratégias

Perfil:Doutor em Ciência Política. Professor da UFPE - Departamento de Ciência Política. Coordenador do Núcleo de Estudos de Estratégias e Política Eleitoral da UFPE.

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Podcast: Sérgio Moro e o COAF

Moro vai entrar para história como o grande juiz da Lava Jato ou como o juiz que utilizou a Lava Jato com interesses políticos?

Adriano Oliveira, | seg, 05/08/2019 - 09:21
Compartilhar:

<p>No podcast desta segunda-feira (05), o cientista político Adriano Oliveira avalia a relação entre Moro, o COAF e Bolsonaro. O COAF, Conselho de Controle de Atividades Financeira, é um órgão que monitora as atividades financeiras de qualquer cidadão brasileiro. Amplamente utilizado na Operação Lava Jato, com o aval do então juiz Sérgio Moro, recentemente foi modificado após uma decisão de Dias Toffoli (STF). Foram suspensas as investigações acerca do senador Flávio Bolsonaro (PSL), filho do presidente da república, pois, segundo Toffoli, elas só poderiam acontecer mediante decisão judicial.&nbsp;</p><p>O chefe do Conselho, Roberto Leonel, criticou a decisão, o que desagradou Bolsonaro pai e gerou ontem uma fala sua que dava a entender que Paulo Guedes, ministro da Economia (pasta a que pertence o COAF), poderia demitir Leonel. Segundo Adriano, esse possível afastamento deixa Moro em uma encruzilhada, já que usou amplamente o COAF durante a Lava Jato e também indicou Leonel para a presidência do Conselho. Durante toda a discussão acerca do tema, ele se manteve em silêncio.</p><p>Assim, para o cientista político, Moro se torna uma dúvida: vai entrar para história como o grande juiz da Lava Jato ou como o juiz que utilizou a Lava Jato com interesses políticos?</p><p>O programa Descomplicando a política é exibido na fanpage do LeiaJá, em vídeo, toda terça-feira, a partir das 15h. Além disso, também é apresentado em duas edições no formato de podcast, as segundas e sextas-feiras.&nbsp;</p><p>Confira mais uma análise a seguir:</p><p>
<style type="text/css">
p.p1 {margin: 0.0px 0.0px 0.0px 0.0px; font: 12.0px 'Swiss 721 SWA'}
span.s1 {font: 10.0px Arial; font-kerning: none; color: #545454}</style>
</p> <iframe allowfullscreen webkitallowfullscreen mozallowfullscreen width="350" height="50" src="https://fast.player.liquidplatform.com/pApiv2/embed/5fbc59e8b8b00ec07528... scrolling="no" frameborder="0"></iframe>

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando