Janguiê Diniz

Janguiê Diniz

O mundo em discussão

Perfil:   Mestre e Doutor em Direito, Fundador e Presidente do Conselho de Administração do Grupo Ser Educacional, Presidente do Instituto Exito de Empreendedorismo

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Estudo e qualificação na quarentena

Janguiê Diniz, | qua, 06/05/2020 - 08:34
Compartilhar:

Desde que foi decretada a quarentena e todos passaram a ficar em casa – ou ao menos deveriam –, o que mais vemos nas redes sociais são pessoas reclamando de estarem presas, sem contato com outros, entediadas, sem nada para fazer. O trajeto quarto-sala-cozinha virou rotina repetida exaustivamente. Esse período de reclusão, no entanto, pode – e deve – ser usado para diversas atividades que antes, pela correria do dia a dia, não eram possíveis. Uma das principais, e talvez a mais importante, é o estudo.

A quarentena deixou todo mundo com bastante tempo livre e pouca coisa para ocupá-lo. Por que não, então, utilizar esse tempo para investir em si mesmo? Buscar o estudo como forma de enriquecimento da mente e desenvolvimento pessoal é uma ótima alternativa. Basta pesquisar rapidamente que se acha diversas instituições, empresas e profissionais que estão liberando gratuitamente, durante o período de isolamento, cursos online. O Instituto Êxito de Empreendedorismo, através do site www.institutoexito.com.br possuem diversos cursos gratuitos. A Amazon, por outro lado, também disponibilizou milhares de títulos para download gratuito. Há várias outras plataformas que estão abrindo seus conteúdos e materiais para ajudar quem está dentro de casa. Essas ações são, inclusive, muito benéficas aos micro e pequenos empreendedores, profissionais informais e aqueles que perderem o emprego durante essa crise, pois terão maneiras de buscarem uma qualificação e se desenvolver.

Sempre defendi e continuarei defendendo a educação como principal e melhor forma de mobilidade social. Conhecimento é a única coisa que não podem tirar de você, sendo assim seu maior bem, mesmo que intangível. Hoje, graças à tecnologia, é possível ter acesso a uma infinidade de conteúdos, aulas online ao vivo e gravadas, minicursos, palestras, enfim, tudo para quem quer investir em si próprio. Que tal começar a desenvolver uma nova habilidade ou talento? Já pensou em buscar uma nova área de atuação? Todo profissional precisa se capacitar sempre em seu mercado, para não ficar para trás.

O isolamento social pode ser desmotivador, entediante e até mesmo depressivo, mas tudo isso some se você canaliza suas energias na direção certa. Ocupar a mente exercitando-a é uma saída muito interessante. Pense que, lá na frente, quando essa situação passar, você vai ter dado largos passos no seu desenvolvimento pessoal e profissional e absorvido conhecimentos que lhe garantirão diferencial competitivo no mercado de trabalho, que, é bom lembrar, ficará mais complicado nos próximos meses. Dessa forma, prepare-se para enfrentar os desafios que estão por vir.

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando