Janguiê Diniz

Janguiê Diniz

O mundo em discussão

Perfil:   Mestre e Doutor em Direito, Fundador e Presidente do Conselho de Administração do Grupo Ser Educacional, Presidente do Instituto Exito de Empreendedorismo

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Assuma o compromisso

Fundador e Presidente do Conselho de Administração do grupo Ser Educacional - Presidente do Instituto Êxito de Empreendedorismo

Janguiê Diniz, | seg, 02/01/2023 - 10:22
Compartilhar:

E começa um novo ano. Essa época é sempre tempo de olhar, ao mesmo tempo, para trás e para a frente. Um conselho: aprenda com o que passou, mas foque no que está por vir. Mais importante que isso, é hora de assumir um compromisso: o de trabalhar e se dedicar de corpo e alma ao seu(s) propósito(s) de vida. Todo começo de um novo ciclo é uma ótima oportunidade para, finalmente, colocar em prática os planos que ainda não foram iniciados.

É preciso, antes de tudo, ser realista: quando não há o desejo ardente, a decisão consciente e resoluta por algo, é bem difícil que aquele objetivo se concretize. O motivo é simples: ninguém faz aquilo em que não acredita ou que não quer de verdade. Por isso, tudo começa na mente. O desejo, o sonho, tem que se transformar em um propósito de vida, capaz de mover o corpo na direção desejada. Por isso, o primeiro passo é justamente tomar a decisão, assumir esse compromisso consigo mesmo. É dizer para si mesmo: “é isso que eu quero e é isso que eu vou fazer”. Insisto nesse ponto porque, na realidade, apenas quando a sua mente estiver programada no rumo certo é que o seu corpo também agirá de acordo.

Mas assumir o compromisso não é apenas decidir. Vai além. É saber que será necessário se dedicar, estar disposto a envidar os esforços requeridos, ter em mente que a jornada à frente será de luta e trabalho, mas estar consciente de que esse é o caminho correto. Na verdade, quando essa decisão está bem sedimentada na frente, tudo mais se facilita, pois você internaliza o objetivo e já não o teme, mas anseia por ele. Essa é a grande virada de chave.

Acho sempre proveitoso parar um momento e pensar: o que eu mais desejo para o ano que está começando? Quais são os meus grandes sonhos que quero realizar? Daí, é partir para o planejamento, estabelecer objetivos e metas e se preparar para cumpri-los, um a um. E atenha-se sempre a uma grande verdade: quando a mente está decidida por algo, o corpo irá direcionar todas as forças pela concretização desse desejo.

Se um novo ano é um recomeço, é preciso fazer que valha a pena. Não é mais momento de continuar com a mesma vida estagnada de antes. Nascemos todos para a grandeza e cabe a cada um assumir o compromisso consigo mesmo de caminhar o caminho do sucesso e da prosperidade. É uma jornada longa, mas toda ela começa com um primeiro passo. E, no final, a recompensa é sempre boa.

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando