Troca de saberes e sabores
Encontro gastronômico traz grandes nomes da culinária ao Recife
Brut, Demi-sec ou Doux? As especificidades de cada espumante podem ser incomuns ao vocabulário leigo, mas soam frequentes aos profissionais, amadores e curiosos da enogastronomia, que marcaram presença na terceira edição regional do Mesa ao Vivo, “reality show” promovido pela revista paulistana Prazeres da mesa – A bíblia da gastronomia, em correalização, pelo segundo ano consecutivo, da Faculdade Maurício de Nassau.
O esquema do curioso “reality show” é ser dinâmico e proporcionar o intercâmbio entre chefs nacionais e internacionais e estudantes da área. Nomes como Alex Atala, Pier Paolo Picchi, Thomás Troisgros, Enrique Olvera e Douglas Van Der Ley participam do evento, que segue com programação intensa na tarde/noite desta quinta-feira (28). Além da troca constante de “saberes e sabores”, o evento realiza o Talento ao vivo, uma gincana para estudantes da área mostrarem aptidões em criação, agilidade e, por que não dizer, emocionais, que envolvem a prática da culinária.
O ponto alto do Mesa ao vivo (com direito a auditório superlotado) foi na quarta-feira (27), quando recebeu o badalado chef paulista Alex Atala. Simpático, Atala não hesitou em receber todos para tirar fotos e dar autógrafos antes de apresentar o prato principal da noite, o Arroz de Cabeça de Garoupa. “Achei incrível a gelatina de peixe feita apenas com o colágeno da carne”, conta Marília Rodrigues, aluna do curso e representante da Faculdade Maurício de Nassau no Talento ao vivo.
Alex também apresentou um tabule como opção de entrada e uma sobremesa que deu direito a todos experimentarem o maracujá doce, fruta específica da região sul trazida pelo chef. “Adorei a simplicidade da sobremesa, que utilizou frutas exóticas, água gaseificada, com uma borda de sal de frutas na taça. No final, subiu uma espuma que ficou linda”, completa a estudante, que está no 4° período do curso.
Para a coordenadora geral do evento e professora da Faculdade Maurício de Nassau, Elza Ferreira, a edição regional deve especial agradecimento ao chef pernambucano César Santos, do premiado restaurante olindense Oficina do Sabor. “A primeira edição trouxe bastante experiência, mas esse ano estamos mais à vontade com o evento”, afirma Elza, que complementa: “César é uma pessoa iluminada. Sem sombra de dúvidas, foi ele quem encabeçou esse projeto, e nós só temos a agradecer pela vontade e coragem de trazer o evento à Pernambuco”.