Gonzagão é lembrado no Pátio de São Pedro
Programação vai de exposição de fotos a missa rezada em forma de cordel
Ele é um dos ícones da cultura nordestina mais conhecidos no Brasil e no mundo. Com seu fole prateado, o mestre Luiz Gonzaga encantou gerações e ganha, nesta terça-feira (02), das 9h às 21h, homenagens pelos 22 anos de sua morte, e uma comemoração pelos quatro anos da fundação do Memorial Luiz Gonzaga, localizado no Pátio de São Pedro.
A programação será repleta de atrações, que vão desde exposições de fotos, discos, documentários, lançamento de livro a shows com forrozeiros e bandas que mesclam influências gonzagueanas, como Trio Nordestino, Santanna, Terezinha do Acordeon e Quinteto Violado.
Antes dos shows, às 18h, acontece uma missa celebrada toda em poesia de cordel, pelo Padre Luizinho. A cerimônia será acompanhada por uma orquestra de sanfoneiros, rabecas e bandolins. Durante o ofertório, inspirado na Missa do Vaqueiro de Serrita, serão entregue alguns elementos típicos da cultura nordestina como, sanfona, zabumba, triângulo, gibão e chapéu de couro.
Confira a programação completa das homenagens:
09h às 21h - Exposição de fotos, discos e documentários, no Memorial Luiz Gonzaga
12h - Cancioneiro de Luiz Gonzaga (Cerca de 500 músicas gravadas na voz do artista serão transmitidas nos restaurantes e bares do Pátio de São Pedro)
15h às 18h - Programação especial da Rádio Folha
17h - Lançamento do Livro Homenagens Especiais ao Eterno rei do Baião, de José Marcelo Leal Barbosa, no Memorial Luiz Gonzaga
18h - Missa em poesia de cordel, na Igreja de São Pedro
19h - Shows de Forró
Trio Nordestino, Santanna, Terezinha do Acordeon, Camarão, Salatiel, André Macambira, Forró Culé De Xá, Andrezza Formiga, Roberto Cruz, Rogério Rangel, Nádia Maia, Petrúcio Amorim, Pecinho Amorim, Cristina Amaral, Cesar Amaral, Benil, Dudu do Acordeon, Raminho do Acordeon, Quinteto Violado, Fim de Feira, Bia Marinho e Em Canto E Poesia, Chico Bala, Ivan Ferraz, Públius e Gustavo, Ed Carlos, Fabiana, Joquinha Gonzaga e Claudio Rabeca.