Ilha de Itamaracá recebe 12° Encontro de Coco

Evento acontece na região praieira e busca preservar a cultura nordestina

qui, 03/11/2011 - 16:06
Laila Santana/Pref. Olinda

A Ilha de Itamaracá recebe, pela primeira vez, o 12° Encontro Pernambucano de Coco, com festividades que acontecem nesta sexta-feira (4) e sábado (5), na Praça do Pilar.  Durante o evento, o público poderá conferir uma programação extensa, das 10 às 20h, de atividades sobre o ritmo, como palestras, exposições, oficinas, mostra de vídeos e apresentações musicais.

Alguns dos grupos que são presença confirmada na festa são o Coco de Zambê do Mestre Geraldo, da cidade de Tibau do Sul, no Rio Grande do Norte, Coco de Zé Zuca, da cidade de Queimadas, na Paraíba, Zé de Teté, de Limoeiro e Samba de Coco Raízes de Arcoverde que representam Pernambuco.

Depois da passagem em Itamaracá, o festival segue nos dias 11 e 12 de novembro para o município do Cabo de Santo Agostinho. O encontro tem como intuito preservar a cultura do coco em todo o Nordeste, fortalecendo e incentivando novos artistas a formarem grupos do folguedo popular.

Confira a programação completa:

Sexta-feira (4)
10h - Palestra "Cultura e Incentivos", na Câmara dos Vereadores / Praça do Pilar
14h - Exposição "Mestres do Coco Pernambucano", na Praça do Pilar
15h - Oficina e Aula espetáculo de Coco, na Praça do Bem Amado/ Praça do Bem amado/ Jaguaribe
20h - Shows na Praça do Pilar, com Coco do Mestre Zé Zuca, de Queimadas (PB); Grupo Palha de Coco, de Paratibe/Paulista (PE); e Zé de Teté, de Limoeiro (PE).

Sábado (5)
14h - Exposição "Mestres do Coco Pernambucano", no Palanque do Coco.
15h - Rodas de Mestres e Griôs, no Palanque do Coco
19h - Cinema Paranambuco - Cocada Cineclube, na Biblioteca do Pilar, com os vídeos "Mestre Galo Preto" e "A Hora do Coco"
20h - Shows na Praça do Pilar, com homenagem às mestras Coquistas da Ilha de Itamaracá; Coco de Zambé do Mestre Geraldo, de Cabeceiras/ Tibau do Sul (RN); Samba de Coco Raízes de Arcoverde, de Arcoverde (PE); e A Cocada, de Olinda (PE)

Cabo de Santo Agostinho

Sexta (11) - Pontezinha

10h - Palestra "Cultura e Incentivos", no salão da Igreja Rainha da Paz
14h - Exposição "Mestres do Coco Pernambucano", no Palanque do Coco
15h - Oficinas e Aula Espetáculo de Coco e Ciranda, no Palanque do Coco
20h - Shows no Palanque do Coco com Coco do Mestre Dié, de Ponte dos Carvalhos (Cabo de Santo Agostinho - PE); Coco do Mestre Goitá, de POntezinha (Cabo de Santo Agostinho - PE) Coco do Mestre Zezinho, de Pontezinha

Sábado (12) - Pontezinha
14h - Exposição "Mestres do Coco Pernambucano", no Palanque do Coco
15h - Roda de Mestres Griós, no Palanque do Coco
19h - Cinema na Rua - Cocada Cineclube, no Palanque do Coco, com os vídeos "Mestre Galo Preto" e "A Hora do Coco
20h - Shows no Palanque do Coco, com Coco de Roda Pagode Comigo Ninguém (Chã de Bebedouro-Maceió/AL), Coco de Umbigada (Guadalupe-Olinda/PE) e Coco Popular de Aliança (Chã de Camará-Aliança/PE).

Tags:

COMENTÁRIOS dos leitores