Mais arte na orla de Candeias

PE Festival Cine Arte continua com programação nesta sexta (30)

sex, 30/12/2011 - 17:24
Chico Peixoto/LeiaJá Imagens

Por Karolina Costa/Especial para o LeiaJá

A estrutura da 6ª edição do PE Festival Cine Arte, montada na areia da praia de Candeias, recebeu um público que aguardava, nesta quinta-feira (29), os shows do músico pernambucano Ortinho e da banda mineira Jota Quest, programadas para fazerem parte da festa de ano novo da Prefeitura de Jaboatão.

Clemente de Toledo, 57, advogado residente em Candeias aprovou a iniciativa do festival em plena praia. “Considero um incentivo para quem gosta de fotografia, é primeira vez vejo esse tipo de movimento assim, na da praia. Moro a cerca de cem metros daqui e nesse fim de ano trouxe minha família, ao todo 11 pessoas para aproveitar os shows e exposições”.

Jedson Nobre, repórter fotográfico, trouxe para sua mostra fotográfica sua vivência em cobertura de shows nacionais e internacionais, e em referência ao meme de Christiane Torloni no Rock in Rio deste ano, a batizou de “Hoje é dia de Rock, bebê!”. Sua afinidade com a música ultrapassa os cliques, pois ele também é baixista: “É uma mostra diferente, eu já participei de várias exposições e essa proposta de expor simultaneamente aos shows, tem tudo a ver com a temática das minhas fotos que foram feitas em show que estive à trabalho ou como espectador”, declara o fotógrafo.

Além da temática musical, abordada por João Vitor Alves em “Shows” e por Jedson, os visitantes conferiram imagens do carnaval do estado propostas por Flávio Alves em “Pernambuco de Cultura e Cores” e “Vem pro Carnaval de Pernambuco” de Clélio Tomás. A beleza de Fernando de Noronha em “Paisagens” de Luiz Fabiano contrastou com a devastação urbana na região da mata norte e sul no início deste ano na mostra do fotógrafo Bruno Campos entitulada “Reconstruir”. Ricardo Fernandes exibiu “Futebol Arte” como produto de 500 jogos de sua carreira como fotojornalista e por último, o versátil Armando Artoni expôs “Moda” e se mostrou empolgado ao ver o contato do público com sua arte. Segundo ele a mostra fotográfica permitiu o contato direto das pessoas com a fotografia.

A mostra de filme, preparada para atender a 100 espectadores não obteve muito êxito. Programada para iniciar às 18h, só aconteceu mais de uma hora depois, com quase nenhum público para assistir Ziraldo, a primeira exibição. Amanhã acontecerá o segundo dia de exposição, com a continuação da mostra fotográfica e exposição de outros dois filmes.

COMENTÁRIOS dos leitores