Teatro Vila Velha retorna projeto Tomaládacá
Apostando na produção de grupos da cidade e interior do Estado, o Teatro Vila Velha retoma o projeto Tomaládacá e abre as portas para grupos artísticos amadores e em formação oriundos de comunidades, escolas, sindicatos e associações de bairros para se inscreverem no projeto.
Tomaládacá pretende desenvolver, ao longo do ano, diversas atividades de intercâmbio artístico e técnico entre os grupos selecionados, profissionais do Vila Velha e artistas dos grupos residentes no teatro. Todo o projeto terá direção artística de Marcio Meirelles.
O primeiro encontro acontece no dia 10 de março, os interessados devem preencher o formulário de inscrição e confirmar presença através do e-mail: tvv.tomaladaca@gmail.com. A coordenação é de Zeca de Abreu.
O projeto conta com o apoio do Procultura/Funarte, através do edital Programação de Espaços Cênicos, patrocinado pelo Fundo de Cultura do Estado da Bahia no programa Apoio às Ações Continuadas de Instituições Culturais e pela Petrobras.
De acordo com a assessoria da instituição, o Teatro Vila Velha é reconhecido pelo Ministério da Cultura (MINC) como Ponto de Cultura e recebeu a medalha do Mérito Cultura da Presidência da República em 2009, pelos 45 anos de serviço à cultura nacional.
Sobre o projeto - O Tomaládacá teve início no ano de 1999 com a montagem do espetáculo “Sonho de uma noite de verão”. Na ocasião, foram feitos encontros com outros grupos da cidade e desde então o Teatro Vila Velha vem apoiando grupos de teatro e dança dos subúrbios de Salvador e municípios próximos, promovendo o intercâmbio entre esses grupos e os residentes do teatro.
O projeto permite a apresentação desses grupos comunitários em mostras especiais; a otimização do potencial criativo e técnico através de oficinas, workshops, debates, seminários e palestras; a qualificação de seus participantes incluindo-os como estagiários na área técnica e de produção.