Programa "Histórias que Ficam" começa produção de filmes

Edital da Fundação CSN possibilita a produção de quatro longas-metragens de diferentes as regiões do Brasil

por Felipe Mendes qua, 14/03/2012 - 15:50

Os diretores e produtores aprovados no edital Histórias que ficam, da Fundação CSN, começam a colocar a mão na massa para a produção dos filmes neste mês de março. Sob o tema "Memórias", quatro documentários serão feitos com os recursos do patrocínio de até R$ 300 mil concedido aos escolhidos. Os filmes serão produzidos em quatro diferentes regiões do Brasil: Sul, Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste.

Os realizadores já tiveram as primeiras consultorias - que se estendem por todo o processo de filmagem e produção - no último mês de fevereiro e estão recebendo a primeira parcela do patrocínio. Fernando Pinto, do Rio Grande do Sul, filma “50 aniversários”; Maria Escobar, de São Paulo, “Memória Emprestada”; já Tiago Campos Torres, de Pernambuco, realiza “Os Arquivos Xavantes de Adalbert”; e Gabriel Marinho, do Distrito Federal, produz "O Prólogo". A previsão é ter as quatro películas finalizadas em dezembro de 2012.  

A Fundação CSN firmou um convênio com a TV Cultura para a exibição dos documentários. Haverá também um ciclo de exibições em cidades com até 100 mil habitantes que não possuam salas de cinema.

Mais informações: www.historiasqueficam.com.br

COMENTÁRIOS dos leitores