Mata Norte é a primeira parada do Festival Nação Cultural

Goiana e outras 18 cidades da Região recebem diversas atividades culturais

por Karolina Pacheco qui, 22/03/2012 - 01:13
Tallita Miranda/Divulgação Siba apresenta show do seu novo trabalho, "Avante!" Tallita Miranda/Divulgação

Cavalo marinho, maracatus, mamulengos e outros brinquedos populares terão a vitrine do Festival Pernambuco Nação Cultural para serem valorizados e reconhecidos como elementos importantes da cultura pernambucana. O evento acontece de 26 de março à 1° de abril em Goiana e em toda a Mata Norte do Estado - ao todo, 19 cidades e municípios da região. Com incentivo da Fundarpe, Secretaria de Cultura e apoio das prefeituras foram injetados pouco mais de R$ 1 milhão para a realização do festival.

Aliança, Buenos Aires, Camutanga, Carpina, Chã de Alegria, Condado, Ferreiros, Glória do Goitá, Itaquitinga, Itambé, Lagoa de Itaenga, Lagoa do Carro, Macaparana, Nazaré da Mata, Paudalho, Timbaúba, Tracunhaém e Vicência. Entre os nomes que farão apresentações estão Siba, Josildo Sá, Baiana System, Tribo de Jah, Mestre Luiz Paixão e Arlindo dos Oito Baixos, comtemplando a multiculturalidade do Estado, da música eletrônica à popular.

De quinta-feira (29) até sábado (1º), os shows se dividem entre os palcos localizados no centro de Goiana e na Rua da Baixinha – que também receberá mostra de cinema. Para comemorar o centenário do rei do baião Luiz Gonzaga, o sanfoneiro Dominguinhos fará homenagem em show especial. Está previsto em todo o roteiro 2012 do FPNC, homenagens a Seu Lua - inclusive, a próxima parada do Nação Cultural compreende Arcoverde e cidades vizinhas, no Sertão de Moxotó, de 9 a 14 de abril.

O distrito de Nova Goiana recebe também outro palco. Nele serão apresentadas as tradições ligadas a Mata Norte: sexta, uma mostra de coco com Coco de Catolé, Coco de Pareia e Coco da Vanda. Sábado é dia da Ciranda do Rosildo, Mestre Ferrugem, Coco de Sebastião Grosso e A Matinada. A literatura fica por conta das mesas redondas e oficinas que irão discutir durante o encontro “1922 – 2012: 90 anos da Semana de Arte Moderna”, que acontece de 26 a 29 de março.

Formação - 52 ações de formação cultural fazem parte da programação do festival. Os interessados podem se inscrever durante toda a semana (de 19 a 23 de março) para palestras, oficinas e workshops, nos próprios locais onde os cursos serão ministrados. A lista completa de oficinas e a programação completa do festival estão disponíveis na página da Fundarpe.

COMENTÁRIOS dos leitores