"Fole Assoprado" estreia no FIG 2012

Projeto idealizado pelo Maestro Forró e OPBH reproduz som da sanfona apenas com instrumentos de sopro

por Marina Suassuna qua, 27/06/2012 - 10:18
Marionaldo Junior/LeiaJáImagens O projeto Fole Assoprado é mais uma vertente musical criativa da OPBH Marionaldo Junior/LeiaJáImagens

O projeto Fole Assoprado é fruto de uma pesquisa e iniciativa inovadora do Maestro Forró, que buscou, junto à Orquestra Popular da Bomba do Hemetério, descobrir o "sotaque da sanfona", reproduzindo o som apenas com instrumentos de sopro. O projeto é uma das novidades da 22º edição do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), que tem início no dia 12 de julho. A apresentação do grupo será no Polo Guadalajara no dia 14.

O show faz uma homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga. No repertório, canções do Rei do Baião e de mestres como Azulão, Jackson do Pandeiro e Sivuca. Músicas autorais como Dona Nena tem razão e Vamos cirandar também ganham espaço. A primeira foi originalmente composta em frevo pela Maestro e tocada no espetáculo em ritmo de forró. A ciranda traduz o talento do Maestro na categoria da poesia cantada.



O projeto Fole Assoprado é mais uma vertente musical criativa da OPBH, que se tornou conhecida nacionalmente e internacionalmente por apresentar arranjos fora dos padrões para as orquestras tradicionais. Os músicos unem características eruditas e populares para executar os mais variados ritmos, como coco, valsa, rock, manguebeat, maracatu, xaxado, cavalo-marinho, entre outros.

Serviço



Fole Assoprado - com Maestro Forró e Orquestra Popular da Bomba do Hemetério



Sábado (14)



Polo Guadalajara - Festival de Inverno de Garanhuns (FIG)



Gratuito

COMENTÁRIOS dos leitores