Música erudita nas colinas de Garanhuns

Virtuosi na Serra começou hoje na Igreja de Santo Antônio, complementando programação musical do FIG

por Felipe Mendes ter, 17/07/2012 - 19:28

A série de festivais Virtuosi, promovidos pelo maestro Rafael Garcia e por Ana Lúcia Altino, vem há mais de uma década popularizando a música erudita em diversas ações temáticas e concertos. Em 2012, o Virtuosi aporta em Garanhuns durante o 22º Festival de Inverno, para trazer ao município do agreste pernambucano a música de concerto, em apresentações na Igreja de Santo Antônio, no centro.

A abertura do Virtuosi na Serra aconteceu nesta terça (17), às 16h30, com um concerto solo do pianista lituano Kasparas Uinskas. Kasparas realizou uma homenagem a Claude Debussy, executando algumas peças famosas do compositor francês, como a Clair de Lune. Uinskas também tocou a Sonata Nº 3 em fá menor, de Johannes Brahms, com maestria, arrancando aplausos de pé da plateia.

Uinskas mora em seu país, a Lituânia, e viajou 30 horas para chegar ao Brasil e realizar a série de concertos pelo Virtuosi, que incluem as apresentações em Garanhuns e também em Gravatá, onde acontece outra ação do Virtuosi. "Eu estava muito animado em vir ao Brasil e está sendo uma experiência incrível", afirma o lituano, que está pela primeira vez no país. "O público aqui é muito caloroso, talvez o mais caloroso para o qual já tenha tocado", afirma o pianista.

Sophia Branco e Leo Ferrario vieram conferir o início da programação do Virtuosi na Serra. Ela afirma que não costuma frequentar concertos de música erudita e que o Virtuosi é uma oportunidade de entrar em contato com essa tradição musical. "Talvez exatamente por isso viemos hoje", avalia Leo, complementando "e o Virtuosi é conhecido pela qualidade de sua curadoria". "A música é uma linguagem universal. Você pode se comunicar basicamente com qualquer tipo de pessoa, e as pessoas aqui ouvem essas músicas com muita atenção", avalia Kasparas Uinskas.

A próxima apresentação do Virtuosi na Serra acontece ainda nesta terça, às 21h, na Igreja de Santo Antônio. A programação segue até sábado (21), sempre às 16h30 e às 21h. Todos os concertos são gratuitos.

COMENTÁRIOS dos leitores