Guadalajara dominada pelo samba e pagode

Fundo de Quintal encerrou noite que teve o samba pernambucano como estrela

por Felipe Mendes qui, 19/07/2012 - 03:13

O samba foi soberano na Esplanada Guadalajara na noite desta quarta (18), em mais um dia de shows do 22º Festival de Inverno de Garanhuns. A praça esteve tomada pelo público, que foi conferir os shows de Fundo de Quintal e Péricles, além das pernambucanas Karynna Spinelli e Gerlane Lops.



Gerlane Lops foi a primeira a trazer o samba ao palco, com seu projeto Da Branca, que já rendeu um disco e um DVD. Gerlane já iniciou uma turnê de divulgação do DVD, que continua com todo vapor no segundo semestre. Ela conta ao LeiaJá que o seu projeto, focado no samba, originalmente estava previsto para durar apenas um ano, mas já se passaram oito desde que mergulhou na interpretação do ritmo. "A contribuição do povo é fundamental para o sucesso de qualquer projeto, e o povo abraçou este", avalia Gerlane, que no palco afirmou: "Este é o melhor Festival de cultura do país".  



Outra sambista pernambucana, Karynna Spinelli, fez seu show em seguida. Também representante legítima do samba pernambucano, a cantora realiza o Clube do Samba de Pernambuco há três anos no Morro da Conceição, no Recife, "maior evento de samba de rua do Brasil", como ela mesmo descreve. Karynna trouxe ao palco do FIG seu samba impregnado de referências religiosas, e fez durante o show um apelo pelo respeito e tolerância com as diferentes religiões. "Sou do candomblé, sou da jurema, mas acima de tudo sou filha de Deus e o importante é fazer o bem", disse Karynna. Um momento especial foi quando a cantora pediu a todos levantarem os braços para homenagear Luiz Gonzaga, e cantou Assum Preto. O final do show contou com a participação do percussionista Lucas do Prazres, que comandou uma grande batucada, que contagiou o público.

Em seguida, o cantor e compositor Péricles foi recebido com muito barulho para seu show, calcado no pagode romântico. Contando com um coral gigantesco durante toda a apresentação e muitos gritinhos, Péricles desfilou vários sucessos do estilo em que é uma das maiores referências nacionais. O Ex-Exaltasamba também cantou músicas da banda, em que era o principal compositor e líder. "Cadê os pagodeiros de plantão?", perguntou Péricles em determinado momento, para ouvir toda a Esplanada Guadalajara se manifestar com vigor. "Eu sei que é o Festival de Inverno, mas eu precisava muito desse calor humano de vocês", disse o cantor durante o show, conquistando o público.



A noite terminou com o show do grupo carioca Fundo de Quintal, maior referência do pagode brasileiro. Fundada em 1978, a Fundo de Quintal já teve como integrantes sambistas dos mais atuantes e importantes, como Almir Guineto, Jorge Aragão e Arlindo Cruz, e continua levando sua sonoridade brasileira aos palcos do país. No Festival de Inverno de Garanhuns, a Fundo de Quintal homenageou seus ex-integrantes cantando suas composições e colocou o público da Guadalajara para dançar e cantar. Os integrantes Bira Presidente, Ubirany, Sereno, Ademir Batera, Décio Luiz e Ronaldinho avisam que estão com um disco novo quase pronto, que deve ser lançado em setembro. Ubirany, que toca repique e canta, diz qual o segredo para a banda esquentar a Guadalajara: "Diante de todo esse frio, nós contamos com o calor do público".

COMENTÁRIOS dos leitores