Luiz Gonzaga ganha museu no FIG

Espaço Lua Gonzaga reúne acervo do Rei do Baião e promove atividades até o fim do Festival

sex, 20/07/2012 - 22:00

O ano do centenário de Luiz Gonzaga está sendo marcado por homenagens ao mestre e na 22ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns o Rei do Baião ganhou um espaço dedicado à reverenciar sua vida e obra.

O Espaço Lua Gonzaga, no Parque Euclides Dourado, funciona como um museu itinerante que mostra uma exposição sobre a vida do homem e do artista, com fotos, acessórios e muita história, além de exibir, diariamente, quatro documentários sobre o Rei do Baião. Quem visita o espaço também tem a opção de enviar um cartão postal, com imagens de Luiz Gonzaga ou de pontos turísticos de Garanhuns, para qualquer parte do país, são os Postais da Memória.  A assistente social Andrea Melo, 42, gostou da ideia e mandou um para sua irmã “Achei interessante, a gente está se divertindo e lembra de quem a gente gosta e está longe” disse ao LeiaJá.

Segundo o Chefe da Célula de Tombamento da Diretoria de Preservação Cultural da Fundarpe, Roberto Carneiro, cerca de 700 pessoas, do Brasil e de outros sete países, passam pelo Espaço diariamente. Os visitantes levam para casa um livro digital, em CD, intitulado Luiz Gonzaga: Patrimônio vivo na memória do povo brasileiro, além de puderem gravar, em vídeo, alguma lembrança que tenham do homenageado, no Pernambuco na Memória: conte aqui a sua história. 

Outras atividades em memória do ícone nordestino também acontecem até o fim do festival, como palestras e aulas-espetáculos com Mestre Camarão, considerado Patrimônio Vivo, sobre o baião. 

As atividades no Espaço Lua Gonzaga seguem até este sábado (21), último dia de festival.

COMENTÁRIOS dos leitores