Magiluth encena "Viúva, porém honesta" no Teatro Arraial

Coletivo teatral pernambucano dá continuidade à apresentação do texto de Nelson Rodrigues em alusão ao centenário do escritor

por Marina Suassuna qui, 30/08/2012 - 10:26
Reprodução/Facebook Magiluth utiliza as falas originais do texto rodriguiano, mas com uma linguagem cênica singular Reprodução/Facebook

Encenado pela primeira vez em 23 de setembro de 1957, o texto Viúva, porém Honesta, de Nelson Rodrigues, ganhou montagem da companhia pernambucana Magiluth, que  apresentou a peça pela primeira vez no Recife durante a abertura do Festival Recifense de Literatura - A Letraz e a Voz no Teatro de Santa Isabel, no último dia 19.

Nesta quinta (30) e sexta-feira (31), o coletivo teatral sobe ao palco do Teatro Arraial, às 19h, para contemplar o público que não pode conferir a apresentação no Santa Isabel. A curtíssima temporada não deixa de fazer referência aos 100 anos do maior dramaturgo brasileiro.

Aprovado pelo edital da Funarte, em abril, para apresentar o texto rodriguiano, o Grupo Magiluth Teatro - formado pelo atores Mário Sérgio, Lucas Torres, Pedro Wagner, Erivaldo Oliveira e Giordano Castro, com direção de Pedro Vilela - passou por um período de imersão total para a montagem. "Quando ficamos sabendo da notícia  ficamos muito felizes, pulamos, rimos, etc",  conta Giordano Castro.

Acostumados com um processo de estudo antes de cada montagem, os atores tiveram três meses para criar a peça. "Não tínhamos tempo para muitos questionamentos, e por isso, de certa forma, o tempo corrido foi um aliado para os resultados. Com um mês de ensaio já tínhamos a metade da peça resolvida. Aproveitamos também e demos umas lidas em outras obras e nas crônicas para entender as suas construções", ressalta o ator.



No enredo, um diretor de jornal tenta convencer a filha a levar uma vida normal após a morte do marido. Para isso, entram em cena uma ex-prostituta, um psicanalista, um otorrinolaringologista e no final das contas, até o diabo. Todas as falas usadas em cena foram do texto original de Nelson Rodrigues.

A peça é pura provocação no sentido de brincar com o real e a farsa, confundindo e criando expectativas com público. É nesse sentido que o Magiluth se identifica com a obra, explorando uma linguagem singular no palco. Na montagem, todos os autores interpretam mulheres como forma de explorar a essência da escrita de Nelson. "Ele é um escritor que, apesar de trabalhar contextos machistas, seus principais personagens eram mulheres",  afirma Giordano.

Segundo o ator, Viúva, porém honesta é recheado de crítica, sadismo e humor. "É um texto super contemporâneo na sua escrita, cheios de quebras e jogos de tempo e espaço, um texto extremamente inovador para época em que foi escrita e de certa forma ainda hoje é." Sobre o centenário do escritor, Giordano completa: "Nelson é uma das figuras importantes na dramaturgia mundial e falo mundial sem ter medo da megalomania. Os seus textos são um ponto alto na história da dramaturgia, falo além dos temas abordados, e sim na sua forma de escrita. A forma como trabalha com os tempos, os planos. Ele é um autor que merece total respeito, mas não sou a favor de adjetivá-lo como sagrado, acho que nem ele seria."

As sessões de Viúva, porém honesta no Teatro Arraial são gratuitas.

Serviço

Viúva, porém honesta - Grupo Magiluth

Quinta (30) e sexta (31), 19h

Teatro Arraial (Rua da Aurora, 125, Boa vista)

Gratuito

COMENTÁRIOS dos leitores