Paço Alfândega celebra Dia Nacional do Frevo

"É Frevo no Paço" fica em cartaz de amanhã (14) a domingo (16)

por Marina Suassuna qui, 13/09/2012 - 11:00
Divulgação Principal símbolo de expressão do frevo, passistas se apresentam no local Divulgação

Em homenagem ao Dia Nacional do Frevo, comemorado no dia 14 de setembro, o Paço Alfândega promove, desta sexta (14) até o próximo domingo (16), a exposição É Frevo no Paço. A mostra conta com estandartes, flabelos, bonecos gigantes e fotografias de maestros, compositores e intérpretes ligados ao ritmo. Os visitantes também poderão conferir vídeos e imagens de foliões, intencionalmente pensados para provocar sensações ao visitantes.



Na sexta (14), às 15h, o Maestro Edson Rodrigues fará uma aula-espetáculo contando a história do Frevo de rua, canção ou de bloco, ilustrando a palestra com músicas executadas no sax. No sábado (15) e no domingo (16), a palestra acontece às 16h. Ainda ocorrem apresentações com os passistas da Escola Municipal Maestro Fernando Borges.

A ideia de É Frevo no Paço é proporcionar aos visitante a oportunidade de se aproximar ainda mais dessa expressão popular, que é patrimônio imaterial do Brasil e se encontra espalhada pela cidade para além dos dias de Carnaval.

Segundo o gerente de serviço do Centro de Formação, Pesquisa e Memória Cultural - Casa do Carnaval, Mário Ribeiro, o frevo é algo que contagia e dá sentido de existência a milhares de pessoas. "Ele provoca ação e reação, invade o imaginário coletivo, e parece que enfeitiça. ‘Entra na cabeça, depois toma conta do corpo e acaba no pé’, como diz a música de Alceu Valença”, afirma. O acesso à exposição é gratuito.

Serviço

É Frevo no Paço

De 14 a 16 de setembro

Paço Alfândega (Rua Alfândega, 35, Bairro do Recife)

Gratuito

COMENTÁRIOS dos leitores