Musa da Bossa Nova lança autobiografia

Helô Pinheiro assina 'A Eterna Garota de Ipanema' que comemora os seus 50 anos

por Marina Suassuna seg, 01/10/2012 - 11:29
Divulgação Obra traz as impressões daquela que ficou nacionalmente conhecida como a 'coisa mais linda, mais cheia de graça' Divulgação

Cinquenta anos depois de ganhar fama mundial como a Garota de Ipanema, Helô Pinheiro fala de sua trajetória ao lado de Tom Jobim e Vinícius de Moraes no livro recém-lançado A Eterna Garota de Ipanema da Editora Aleph. Em 1962, aos 17 anos, enquanto caminhava na praia de Ipanema, Helô serviu de inspiração para Tom e Vinícius, que sentados do outro lado da calçada, observaram a moça e comporam Garota de Ipanema. A canção é a segunda mais executada no mundo, ficando atrás somente de Yesterday dos Beatles.

Nas 160 páginas do livro, Helô fala do mito em que se tornou, explorando suas inseguranças, desafios e vitórias. A autora narra sua rotina dividia entre fotos de capas de revista, relação com grandes persoalidades nacionais e internacionais e afazeres domésticos. A garota de Ipanema ainda descreve o primeiro encontro de Tom e Vinícius e o pedido de casamento que recebeu do maestro Jobim.

Segundo ela, a publicação torna-a responsável por manter a memória de dois gênios da música brasileira e universal e faz com que a nova geração tenha conhecimento da época em que viveu . Além disso, A Eterna Garota de Ipanema é um retrato do Rio de Janeiro e do Brasil nos anos 1960.

O prefácio é assinado pelo publicitário e apresentador Roberto Justus, casado com a filha da autora, Ticiane Pinheiro. A biografia da musa da Bossa Nova também ganhou edição em inglês, com o intuito de atender a demanda internacioal acerca do mito.

COMENTÁRIOS dos leitores