Waldemar de Almeida é homenageado pelo CPM

Conservatório realiza tributo ao pianista nesta quarta-feira (31)

por Marina Suassuna qua, 31/10/2012 - 10:08
Divulgação Waldemar de Almeia é responsável por um legado significativo para a música erudita Divulgação

O pianista e professor Waldemar de Almeida recebe homenagem do Conservatório Pernambucano de Música (CPM) nesta quarta-feira (31), às 19h30, no auditório Cussy de Almeida, sede do Conservatório.

O evento, que contempla os recifenses amantes música erudita, ainda traz a pianista Elyanna Caldas, que, quando criança, foi aluna de Waldemar. Na ocasião, ela apresenta recital e ainda divide a programação da noite com o pesquisador  Cláudio Galvão, do Rio Grande do Norte, que faz palestra sobre o homenageado, tendo como gancho a biografia que está escrevendo sobre o pianista.Músicas como Acalanto e Modinha (Divertimento nº 4), Dança dos Índios, Minueto e Realejo (Paysagens de leque nº 8), e Noturno, todas de autoria de Waldemar, também estão na programação.

A trajetória de Waldemar de Almeida, que nasceu e ensinou no Rio Grande do Norte, culminou num legado significativo para a música. O compositor criou belas miniaturas para piano, como as Paisagens de Leques, as Natalezas (que inclui a Dança de Índios) e os Divertimentos. No seu catálogo há também obras de câmera, para canto e música sacra. Estudou em Berlim, onde recebeu apoio de brasileiros como Walter Burle Marx e Iberê de Lemos, que também estudavam lá. O livro Normas pianísticas, onde delineia sua visão do ensino da música como experiência transformadora, foi outro legado deixado para os estudiosos da boa música.

Serviço

Tributo ao pianista Waldemar de Almeida



Quarta-feira (31), 19h30



Auditório Cussy de Almeida - sede do Conservatório Pernambucano de Música (Av. João de Barros, 594, Santo Amaro)



Gratuito



Informações: (81) 3183 3414

COMENTÁRIOS dos leitores