No aconchego do Rei do Baião
No aniversário de Luiz Gonzaga, o público foi até o Dona Lindu para participar da homenagem realizada pela Prefeitura do Recife
No dia de seu centenário (13), Luiz Gonzaga foi reverenciado por centenas de pessoas que cantaram, em coro, os seus maiores sucessos em uma homenagem realizada a beira mar, no Parque Dona Lindu, situado em Boa Viagem, Zona Sul do Recife. O concerto ao ar livre contou com as participações de Elba Ramalho e da Orquestra Sinfônica do Recife (OSR), com arranjos de Marcelo Caldi e participação do sanfoneiro Beto Hortis.
Antes do show, houve a tradicional Missa do Vaqueiro, em que o Frei Nunes, dez vaqueiros, o Quinteto Violado, Terezinha do Acordeon e Ronaldo Aboiador participaram. “Nós tivemos várias oportunidades de celebrar a Missa do Vaqueiro com Gonzaga e trazer essa atividade para o Recife é muito gratificante”, enfatizou o vocalista do Quinteto Violado, Marcelo Melo.
No show, Elba Ramalho cantou músicas de Luiz Gonzaga que marcaram a carreira do Rei do Baião como “A Vida do Viajante”, “Asa Branca”, “Pagode Russo” e “Sabiá”, além do grandes sucessos de artistas como Dominguinhos e Nando Cordel. “É muita emoção e uma adrenalina imensa cantar a obra de Luiz Gonzaga, além de ser orgulho ser chamada de filha por ele. Quando eu subo nos palcos eu sempre digo ‘Seu Luiz, pode descansar em paz porque o Baião venceu’”, conta Elba, emocionada.
Para a autônoma Patrícia Almeida, o show deveria ter sido mais longo: “Pena que durou pouquinho". Ela ainda explicou a paixão pelo Rei do Baião: "Eu comecei a gostar de Gonzagão com o meu avô, porque ele sempre escutava, principalmente na época junina”, conta.
No evento foi lançado o Selo Comemorativo alusivo ao Centenário de nascimento do Rei do Baião. Com 300 exemplares, o selo postal vai servir como instrumento de registro de sua história, que percorrerá não só o Brasil, mas o mundo. Os Correios também lançam o selo nas cidades de Exu, em Pernambuco; Juazeiro do Norte, no Ceará; Brasília, no Distrito Federal; e Entre Rios, na Bahia.