Luiz Gonzaga e Paul McCartney: veja destaques de 2012

Ano também teve fotos íntimas de celebridades sendo publicadas e repercussão grande da novela Avenida Brasil

por Felipe Mendes dom, 30/12/2012 - 15:18

As perdas: mundo cultural sofreu várias baixas significativas durante o ano. Artistas como Chico Anysio, Hebe Camargo, Wando, Whitney Houston, Donna Summer, Altamiro Carrilho, Marcos Paulo, Millôr, Ravi Shankar, Celso Blues Boy, Regina Dourado e Dave Brubeck, além do arquiteto Oscar Niemeyer e Dona Canô, icônica mãe de Caetano Veloso e Maria Bethânia, nos deixaram em 2012.

Luiz Gonzaga: 2012 foi o ano que marcou o centenário de nascimento do mais importante artista nordestino. Luiz Gonzaga do Nascimento conquistou o Brasil com sua música inspirada na vida e no homem sertanejo, inserindo de vez o Nordeste no mapa do país. Foram inúmeras homenagens, discos, shows, livros, musicais, que culminaram com a comemoração do aniversário do Rei do Baião, em 13 de dezembro. O LeiaJá publicou o especial Luiz Gonzaga, o Inventor do Nordeste, com reportagens especiais sobre Gonzagão.

Carolina Dieckmann nua: a atriz teve imagens íntimas em que aparece nua divulgadas na internet. A invasão de privacidade gerou grande polêmica e curiosidade, e inspirou até uma lei tipificando crimes cometidos na internet. Foto: Divulgação.

 

Os centenários: 2012 marcou o centenário de dois gênios brasileiros da palavra. Jorge Amado, mais bem sucedido escritor brasileiro de todos os tempos, influencia até hoje a identidade nacional com suas obras cheias de cores e cheiros, muitas adaptadas para o cinema e a televisão. Nelson Rodrigues, dramaturgo, escritor e jornalista, é certamente uma das figuras mais importantes do teatro brasileiro, tendo escrito peças marcantes e polêmicas como O Beijo no Asfalto e Vestido de Noiva. Foto: Reprodução.

Avenida Brasil: novela que mais deu lucro à Rede Globo na história, Avenida Brasil foi feita mirando a emergente classe C e acertou em cheio. Fazia muito tempo que um telenovela não mexia tanto com o cotidiano do brasileiro, que não parava de falar das tramoias das inimigas Nina e Carminha. Foto: Reprodução.

Paul McCartney faz show histórico no Recife: um dos mais importantes músicos do mundo veio pela primeira vez à capital pernambucana e realizou duas apresentações que entraram para a história cultural do Recife, tanto pelas performances quanto por toda a especulação e boataria sobre sua vinda. Foto: Divulgação.

Kate Middleton: a inglesa Catherine Elizabeth Middleton virou celebridade mundial ao casar com o herdeiro da coroa britânica, o príncipe William. O ano foi intenso para a duquesa. Primeiro, fotos dela fazendo topless foram publicadas em várias revistas, um escândalo. Mas o ano de 2012 também reservou uma boa notícia: Kate está grávida. Foto: Reprodução.

O som ao redor: o filme do cineasta pernambucano Kléber Mendonça Filho fez uma carreira impressionante em festivais, arrematando vários prêmios nacionais e internacionais, incluindo os festivais de Gramado e do Rio e a Mostra Internacional de São Paulo. Foto: Reprodução.

Frevo é patrimônio cultural imaterial da humanidade: o ritmo mais recifense de todos, responsável por fazer do carnaval pernambucano o mais animado do planeta, foi reconhecido pela UNESCO como patrimônio cultural imaterial da humanidade em 2012. Foto: Chico Peixoto/LeiaJá Imagens

Ana de Hollanda é substituída no Ministério da Cultura por Marta Suplicy: desgastada por críticas generalizadas da classe artística, Ana de Hollanda foi finalmente substituída no comando da cultura nacional por Marta Sulicy. A experiente política começou sua gestão tendo o cuidado de não repetir os erros da antecessora. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR.

COMENTÁRIOS dos leitores