Festival 'É Tudo Verdade' exibirá 82 filmes de 26 países

qua, 20/03/2013 - 11:58

O Festival Internacional É Tudo Verdade, que acontece entre 4 e 14 de abril em São Paulo e no Rio de Janeiro, anunciou nesta terça-feira (19) suas atrações para este ano. O evento segue depois para Brasília e Campinas. Serão 82 filmes de 26 países. Avi Mograbi, Alain Berliner, Helena Solberg, Flávio Frederico e Sylvio Back são alguns dos diretores que mostrarão novos trabalhos no 18.º É Tudo Verdade.

Nesses 18 anos, a mostra se consolidou, assim como a própria cultura do documentário, no Brasil. "Há um recorte muito forte de filmes políticos", diz Amir Labaki, que dirige o festival. Na seleção dos títulos o critério não foi social nem ideológico. "Qualidade, qualidade, qualidade", definiu Labaki.

Uma das surpresas desta edição é o documentário de William Shatner, Os Capitães. O almirante Kirk da série Jornada nas Estrelas viaja em busca de todos os atores que fizeram o papel. O grande homenageado com a retrospectiva é o russo Dziga Vertov, nome maior do documentário. Sua obra, que sofreu muita censura na antiga URSS, vai ressurgir restaurada de um jeito nunca antes visto. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

COMENTÁRIOS dos leitores