Tradição das parteiras é tema de exposição em Caruaru
Mostra fotográfica homenageia uma uma das ocupações mais antiga no Estado
A exposição fotográfica Parteiras - Um Mundo pelas Mãos realiza a última exposição da primeira fase do projeto e chega a Caruaru neste sábado (4), no hall da Prefeitura, ficando aberta ao público até a próxima sexta-feira (10). Itinerante, o projeto já passou pela aldeia indígena Pankararu e por Palmares, sendo um sucesso de público nas duas localidades. Parteiras - Um Mundo pelas Mãos homenageia e retrata a tradição das parteiras pernambucanas. O projeto é coordenado pelo Instituto Nômades e todas as imagens levam a assinatura de Eduardo Queiroga. A ideia é que, em breve, a exposição passe por todos os municípios e etnias onde as pesquisas e registros aconteceram.
A exposição, realizada pelo Instituto Nômades, tem o intuito de homenagear e retratar a tradição de uma ocupação considerada por muitos como a mais antiga do mundo: as parteiras. Todas as imagens do projeto são assinadas pelo fotógrafo, jornalista e professor universitário Eduardo Queiroga, que desde 2008 acompanha os projetos do Instituto. Foram selecionadas 160 fotos para compor exposição, catálogo e projeção.
As imagens serão dispostas no hall da Prefeitura do município na forma de um grande varal, pois, o conceito da exposição passa por algo muito presente no cotidiano das parteiras: o pano, que costuma estar nos varais, nos quartos, funciona como porta ou divisória nas casas, acolhe o recém-nascido e abriga as mães. Além das imagens, a exposição conta com um telão com a exibição de 120 fotos e a distribuição gratuita de um catálogo com as fotografias e textos acerca do universo abordado. Há também postais colecionáveis para os visitantes que desejarem guardar uma lembrança física do projeto.
Serviço
Parteiras - Um Mundo pelas Mãos
De 4 a 10 de maio | 18h
Hall da Prefeitura de Caruaru (Praça Teotônio Vilela - Centro)
Gratuito