Expoidea não terá mais Lipovetsky e traz novidade
Escritor Domingos Pellegrini, biógrafo de Paulo Leminski, que a princípio não estava na programação, foi chamado e ministra palestra na quarta (23) sobre polêmica de biografias não autorizadas
O filósofo, escritor e sociólogo francês Gilles Lipovetsky cancelou sua participação na palestra de abertura da Expoideia 2013 nesta sexta-feira (18). A abertura do evento passou para o sábado (19), às 13h30, no Centro Cultural dos Correios, no Bairro do Recife, com o Painel Horizontes Emocionais, de Gustavo Seraphim. A Expoideia tem como tema nesta edição Em tudo que habito e a entrada é gratuita.
Lipovetsky suspendeu todos os seus compromissos no Brasil por causa de um problema de saúde da esposa. Sua palestra no Recife trataria do Consumo nos Tempos Modernos. A Expoidea tem como foco a inovação e a economia criativa, e nesta edição se propõe a discutir o espaço urbano e levantar um debate sobre a relação do indivíduo com a cidade, além das mudanças ocorridas na cobertura jornalística nos canais tradicionais de comunicação.
Biografia não autorizada
A novidade da Expoideia é a participação do escritor paranaense Domingos Pellegrini, que vai realizar uma palestra com o tema Onde habita a liberdade de expressão hoje na quarta (23), às 17h, na Biblioteca Central da UFPE, com mediação do jornalista Schneider Carpeggiani. Pellegrini - chamado para compensar a desistência de Lipovetsky - acaba de publicar uma biografia não-autorizada do poeta Paulo Leminski. A obra encontra-se disponível para download gratuito.
O escritor era amigo pessoal de Paulo Leminiski, com quem conviveu durante 17 anos até a morte do poeta em 1989. Pelegrini é autor de mais de 30 obras, como o conto O homem vermelho, Terra Vermelha, O caso da Chácara Chão e é vencedor de seis prêmios Jabuti. O autor aproveita para debater a polêmica sobre biografias não autorizadas de artistas, que está envolvendo grandes nomes da música brasileira.