Exposição artística de Peretti segue na Caixa Cultural

Exposição se encerra no próximo dia 19 de janeiro e é gratuita

por Marcus Fernandes ter, 17/12/2013 - 07:31

Em exposição no térreo da Caixa Cultural do Recife até o dia 19 de janeiro, a mostra Marianne Peretti – 60 anos de arte traz 20 grandes obras da artista plástica produzidas durante as últimas seis décadas. A visitação é gratuita e aberta ao público de terça a domingo, das 10h às 19h.

A francesa Marianne Peretti mora no Brasil desde 1958. Entre as obras em exposição estão 12 desenhos, um painel com cronologia da vida da franco-brasileira e uma retrospectiva fotográfica das obras monumentais instaladas na França, Itália, São Paulo, Rio de Janeiro, Pará, João Pessoa, Alagoas e Brasília.

A sinuosidade do trabalho de Marianne foi um detalhe percebido pela administradora Patrícia Pessoa, que visitou a exposição. “Eu não sabia que a Marianne tinha tido um envolvimento amoroso com o Oscar Niemeyer, mas essa troca de experiências artísticas entre os dois parece ser bem evidente. Há muitas curvas no trabalho de Peretti, e isso talvez tenha acontecido por conta do contato que ela teve com ele”, disse ela ao LeiaJá.

Peretti ganhou projeção com suas esculturas, mas principalmente através dos vitrais produzidos em Brasília. Um detalhe curioso da sua trajetória é que ela foi a única mulher a integrar a comitiva de artistas que acompanharam o arquiteto Oscar Niemeyer na construção da capital federal. Seus vitrais ornam todo o teto da Catedral de Brasília, a entrada da Câmara dos Deputados, o túmulo do ex-presidente Juscelino Kubitschek e a parede interna do STJ, entre outros patrimônios.

Quem também visitou a mostra de Peretti foi a servidora pública Kalina Costa, uma apaixonada pelo trabalho desenvolvido pela artista. “Eu e minha mãe sempre admiramos a vida artística de Marianne. Minha mãe, inclusive, chegou a me levar na casa dela, e eu me lembro perfeitamente deste dia. Eu acho que ela explora muito a temática dos pássaros na sua obra e lá dentro da casa onde ela vive a gente identificou muitos vitrais nesse sentido. É fantástico o trabalho de Peretti, não tem outra palavra pra definir isso”, avalia Kalina.

Já Álvaro Caldas, artista plástico, sentiu falta de outros quadros na exposição. “Acho que devia ter aqui mais pinturas feitas por ela, e digo isso porque são trabalhos espetaculares. Não entendi muito bem porque a grande maioria foi deixada de fora, mas pelo menos há os quadros Olinda e Recife, que são muito bonitos”, comentou.

Serviço

Marianne Peretti – 60 anos de arte 

Até 19 de janeiro

Terça a domingo | 10h às 19h

Térreo da CAIXA Cultural Recife (Avenida Alfredo Lisboa, 505 – Bairro do Recife)

Gratuito

COMENTÁRIOS dos leitores