SMC de Caruaru será sancionado nesta quinta (16)

Projeto de Lei receberá sanção do prefeito José Queiroz em solenidade no Centro Administrativo de Caruaru

por Marcus Fernandes qua, 15/01/2014 - 17:06

O Sistema Municipal de Cultura de Caruaru (SMC) vai passar a ser realidade a partir desta quinta-feira (16), quando o prefeito José Queiroz sancionará o Projeto de Lei 6.693, votado em dezembro passado. A solenidade será realizada no Centro Administrativo da Prefeitura, às 10h, e contará com a presença de representantes de diversos segmentos artísticos. 

De acordo com Paulo Nailson, coordenador do Sistema Municipal de Cultura de Caruaru, o SMC será gerido pelo Conselho Municipal de Políticas Culturais, formado por indicações do governo e indicações da sociedade civil. “Teremos cerca de 30 representantes, o que não é um número exato pois poderá haver alguma adaptação. Mas é importante ressaltar que ele contempla todos os segmentos culturais e a maioria é da sociedade civil”, revela Paulo ao LeiaJá.

As secretarias que estarão com cadeira garantida no Conselho são a Fundação de Cultura e Turismo de Caruaru, Secretaria Municipal de Comunicação Social, Secretaria da Criança do Adolescente e de Politicas Sociais, Secretaria Especial da Mulher, Secretaria de Infraestrutura e Politicas Ambientais, Câmara Municipal e Secretaria Municipal de Educação, Esportes, Juventude, Ciência e Tecnologia, entre outras.

Ainda segundo Paulo, a partir de fevereiro serão realizados fóruns com os segmentos artísticos da cidade para a escolha de seus representantes. Entre os encontros, estão marcados o Fórum Setorial de Artes Visuais, de Audiovisual, de Design e Moda, de Artesanato, de Música, de Dança, de Artes Cênicas, de Cultura Popular, e Arquitetura/Urbanismo e Patrimônio Cultural, de Povos Tradicionais, de Agentes Culturais, Trabalhadores da Cultura e Produtores Culturais, das Instituições Culturais Não-Governamentais, de Fotografia, do Livro, Leitura e Literatura e de Gastronomia.

O Sistema Municipal de Cultura foi proposto, planejado e elaborado pelos artistas de Caruaru como parte do processo de adesão do Sistema Nacional de Cultura (SNC). O SNC possibilita, por exemplo, o financiamento de projetos no campo cultural por parte do Ministério da Cultura.

COMENTÁRIOS dos leitores