Dica: aprenda a utilizar o blush corretamente

Caso não seja aplicado de forma correta, produto pode se tornar vilão das mulheres

por Maria Eduarda Barbosa sex, 14/03/2014 - 17:20
Reprodução/TV Globo Aplicação exagerada do blush pode afetar o resultado final da maquiagem Reprodução/TV Globo

Primeiro o corretivo, depois o pó e por último o blush na “maçã” do rosto. Geralmente, essa é a ordem utilizada por quem gosta de se maquiar. Isso sem incluir os procedimentos dos olhos e da boca. Parece fácil, mas é preciso ter cuidado para não exagerar e ficar com o rosto muito chamativo. 

Para não errar na hora de usar o blush, a hair stilyst e maquiadora Síglia Vanderley, do Síglia Centro de Beleza, em Casa Forte, dá algumas dicas sobre como utilizar esse produto. Com a aplicação certa, é possível disfarçar, por exemplo, o nariz mais pontudo e diminuir queixo comprido. Confira.

Aplicação do blush

É necessário aplicar o produto na maçã do rosto, sempre de trás para frente. Para deixar a pele com tom de bronze, pode-se aplicar levemente em áreas como o queixo, nariz e testa.

Peles diferentes

É imprescindível testar o blush no tom de pele. Peles muito brancas, ou com bochechas mais rosadas, por exemplo, devem procurar um tom mais natural, passando longe de tonalidades rosa ou vermelha. O ideal para esse tipo de pele é o pêssego ou bronze. Peles pardas também podem utilizar essas cores e o rosa é permitido. Já as morenas e negras podem abusar dos tons fortes, como vermelho e lilás, além do dourado, que confere um arremate perfeito neste tom de pele. 

Influência do tom do cabelo

Cabelos mais claros, puxados para o loiro, ficam melhores com tons de rosa. Já os cabelos pretos é ideal uma tonalidade mais nude. Cabelos ruivos, avermelhados e castanho claro ficam bons com tons de blush mais neutros, como o bronze ou bege. Cabelos castanhos escuros ficam bons com tonalidades laranjas e rosadas. 

Formato do rosto

O uso do blush é diretamente ligado ao formato de cada rosto. Quem tem rosto comprido, o ideal é fazer uma voltinha leve na maçã do rosto. Para os rostos redondos ou quadrados, a melhor forma é passar o blush na maçã do rosto para baixo, em direção à boca. Em rosto oval a manipulação do blush é livre, mas o ideal é aplicar da maçã do rosto em direção ao nariz, para dar um aspecto de que é mais largo, ficando mais equilibrado.

Técnicas para disfarçar algumas partes do rosto

Afinar o rosto - Aplique o pincel do blush em movimento diagonal e nas têmporas

Disfarçar nariz pontudo - Espalhar um pouco do blush na ponta do nariz

Diminuir queixo comprido - Dar uma pincelada de blush na ponta do queixo.

Alongar nariz "batatinha" - Com um pincel redondo, aplique o blush na ponta do nariz. Logo em seguida, basta passar um pincel menor, daqueles de sombra, nas laterais do nariz.

 

Com informações da assessoria

COMENTÁRIOS dos leitores