Outros Críticos lança segunda edição no Orbe Coworking
Evento aconteceu no Orbe Coworking e debateu o valor da música
O Orbe Coworking, localizado na Avenida Dantas Barreto, no centro do Recife, recebeu na noite desta quinta (27) o lançamento da segunda edição da revista Outros Críticos. A publicação pernambucana tem como tema nesta edição 'O valor da música' e promoveu no lançamento um debate sobre o tema, mediado pelo jornalista e pesquisador Bruno Nogueira. Também participaram HD Mabuse, o consultor Leonardo Salazar e o músico Graxa.
"Como a gente mede quanto vale um artista? É uma coisa muito complexa que está muito relacionada ao valor simbólico", questionou Bruno em sua fala de abertura. Leonardo Salazar, autor do livro Música S/A, ressaltou a certa dependência do mercado musical pernambucano do investimento de dinheiro público via editais como o Funcultura. Ele também citou a gravadora Rozemblitz, fundamental para o registro da música pernambucana em meados do século 20. "A Rozemblitz transformou o frevo em música comercial sem que isso isso denegrisse o ritmo", opinou.
Carlos Gomes, editor da Outros Críticos, conta que um incentivo do funcultura permitiu a publicação de seis edições da revista. A próxima sai em maio. "Dependendo do quanto conseguirmos vender, vamos avaliar imprimir as próximas edições de forma independente", avisa Carlos.
Músicos e produtores estiveram presentes ao debate, como é o caso de Evandro Sena. "A Outros Críticos é uma publicação extremamente importante. Mas não sei se o público é bem direcionado. Eu, por exemplo, me interesso mais pelo debate do mercado, e menos com resenhas de discos", avalia Evandro.